Resumo
Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a importância da leitura para a construção do conhecimento, destacando a importância de desenvolver uma postura pedagógica que propicia a descoberta do conhecimento, da criatividade e desenvolvimento do hábito de leitura pelos alunos, para que estes possam tornarem-se leitores críticos e reflexivos. Esta pesquisa está atrelada ao Eixo temático: Pesquisa em educação e Formação de professores. Com base nestas considerações, o objetivo deste artigo é apresentar a importância da formação docente e discutir os problemas da realidade brasileira para o desenvolvimento da leitura. Com ênfase em considerações sobre a leitura, pautada nos documentos oficiais e nas dificuldades e deficiências apresentadas pelos alunos. A conclusão dessa pesquisa aponta para a defesa de uma postura pedagógica renovadora, onde o professor não seja só transmissor do conhecimento e a escola seja construtiva e transformadora para que os alunos aprendam não só a decodificação das palavras, mas sim que aprendam a ler e tenha uma prática constante da leitura para formar um leitor critico que busca o significado de sua existência e encontre nele o conhecimento.
Palavras-chave: Leitura; Postura pedagógica; Conhecimento; Leitor crítico e reflexivo.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida