O objetivo deste trabalho é analisar as percepções de professores alfabetizadores sobre a pratica no contexto da pandemia. Neste texto traremos parte de um estudo que integra uma Rede Nacional de Pesquisadores que se organizaram para lançar um olhar que busca analisar e compreender ações e políticas educacionais em um período distinto e único, em que o mundo enfrenta a pandemia provocada pelo agente infeccioso coronavírus. Com abordagem qualitativa, os dados foram obtidos a partir de entrevistas com professores alfabetizadores que atuam há mais de oito anos na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados preliminares obtidos demonstram analisados indicam as angústias e a necessidade dos professores de redimensionarem seus saberes na busca de caminhos e possibilidades para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, considerando as especificidades que requerem nesse momento de Pandemia COVID 19. Constatamos ainda que os professores estão em fase de adaptação e a cada dia se reinventam em um contexto educacional que, com a pandemia, escancarou as desigualdades e não ofereceu aos menos privilegiados oportunidades de acesso para atividades online.
Comissão Organizadora
CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO
Andrey Guilherme Mendes de Souza
DENICE DO SOCORRO LOPES BRITO
Fatima Rita Santana Aguiar
Comissão Científica
Árlen Almeida Duarte de Sousa
Denice do Socorro Lopes Brito
Egeslaine De Nez
Fátima Rita Santana Aguiar
Geisa Magela Veloso
JOÃO LUIZ SIMPLÍCIO PORTO
Leandro Luciano Silva Ravnjak
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Maria Jacy Maia Velloso
Monica Maria Teixeira Amorim
Rita Tavares de Mello
Rosângela Silveira Rodrigues
Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida