PROFESSOR PESQUISADOR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA POR MEIO DAS CONTRIBUIÇÕES DE MINAYO

  • Autor
  • Raíssa Caroline de Oliveira Soares
  • Co-autores
  • Iolanda Márcia de Souza; , Francely Aparecida dos Santos
  • Resumo
  • O curso de licenciatura precisa proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de aprender sobre pesquisa tornando-os reflexivos e pesquisadores. De acordo com Pesce, André e Hobold (2013) na formação inicial o acadêmico pode ter a chance de aprender a construir um projeto de pesquisa, o que por algumas vezes não acontece. O referido trabalho visa descrever os procedimentos metodológicos nas aulas de Epistemologia e Pesquisa em Educação ao trabalhar com o livro Pesquisa social: teoria, método e criatividade organizado por Maria Cecília de Souza Minayo (2007), refletindo suas contribuições para a formação dos novos mestrandos, bem como apresentar a experiência de duas mestrandas, os conceitos apreendidos e a autonomia adquirida ao realizarem o seminário temático I. É compreensível que cursar um Mestrado é algo bastante desafiador, pois requer muito foco e compromisso. O Mestrado amplia os conhecimentos específicos, sendo um caminho para outras oportunidades na vida profissional.

  • Palavras-chave
  • Mestrado em Educação. Projeto de Pesquisa. Criatividade e aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação de Professores
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes