“De volta do exílio, retomei minhas peles todas. Hoje estou no Brasil lutando pelas minhas velhas causas: salvação dos índios, educação popular, a universidade necessária, o desenvolvimento nacional, a democracia, a liberdade”.
Darcy Ribeiro - O Brasil como Problema.
O Congresso Nacional de Pesquisa em Educação/COPED, criado no ano de 2009, tem mobilizado a comunidade acadêmica e da Educação Básica constituindo-se como espaço para socialização de pesquisas e intercâmbio acadêmico-científico com outros centros de pesquisa do estado e do país. Quando de sua proposição, o Congresso coadunou-se com a necessidade de construção das condições operacionais e acadêmicas para a implantação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. E assim, a cada ano, a sua realização possibilita o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores, professores e acadêmicos de diferentes licenciaturas da própria Unimontes e de outras instituições universitárias e com professores e alunos da Educação Básica.
Inicialmente, o Congresso tinha vertente regional e hoje, pela sua capilaridade e periodicidaade, já alcançou abrangência nacional, consolidando-se como espaço de reflexões, discussões e olhares sobre a pesquisa em educação e a formação de professores e pesquisadores.
Neste ano, o COPED traz as ideias e obras do Professor Darcy Ribeiro, que completaria 100 anos de iluminação sobre a educação e a cultura do Brasil, quando, também, se comemora o bicentenário da independência brasileira. Cruzando esses momentos históricos, espera-se construir um amplo espaço de debates críticos sobre a pesquisa e a educação no país, assim como intercambiar ideias, experiências, ampliar conhecimentos e discutir alternativas de atuação sócio-política-educacional para os que se ocupam da educação.
OBJETIVOS:
GERAL
· Possibilitar diálogos e intercâmbios sobre o pensamento e as contribuições do Professor Darcy Ribeiro, correlacionando-as ao movimento educacional brasileiro, nos 200 anos de (in)dependência do Brasil.
ESPECÍFICOS
- Colaborar com a consolidação de uma cultura acadêmica que valorize a pesquisa e a produção de conhecimento como oportunidade de se formar profissionais crítico-reflexivos, sujeitos de um fazer comprometido com a qualidade da educação.
- Produzir debates em torno das questões educacionais, sinalizando os desafios e problemas, apontando as perspectivas, possibilidades e implicações para as pesquisas em educação e a formação de professores.
- Contribuir com a ampliação do universo sócio-político-cultural dos graduandos e pós- graduandos e de sua formação como professores pesquisadores críticos e reflexivos.
- Incentivar a participação de professores e pós-graduandos em eventos científicos com a divulgação da produção científica e tecnológica, estimulando a inovação e a geração de conhecimentos.
- Concitar experiências entre professores, graduandos, pós-graduandos e estudantes da Educação Básica, visando à socialização de conhecimentos, estudos e pesquisas.
- Contribuir com a formação de pesquisadores em educação, comprometidos com a efetivação de uma educação pública crítica, emancipadora, laica, multicultural e gratuita para todos, todas e todxs os cidadãos brasileiros.
EVENTO HÍBRIDO!
GRUPOS DE TRABALHO (GT)
1) Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
2) A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil;
3) Formação de Professores;
4) Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo;
5) Educação Inclusiva;
6) Alfabetização e Letramento;
7) Educação Matemática;
8) Educação e Tecnologias;
9) Educação de Jovens e Adultos;
10) Educação do Campo;
11) Relações Étnico-raciais;
12) Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais;
13) Saberes e Práticas Docentes
COORDENAÇÃO GERAL
Profa Dra. Úrsula Adelaide de Lélis
Profa. Dra. Francely Aparecida dos Santos Profa. dra. Cláudia Aparecida F. Machado
Profº Dr. Heiberle Hirsgberg Horácio
Profº Dr. Marcelo Miranda Lacerda
Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim
Profa. Dra. Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
Profa. Dra. Viviane Bernadeth Gandra Brandão
Profa. Dra. Zilmar Santos Cardoso
COMISSÃO CIENTÍFICA
Profª. Dra. Adriana Penedo Robayo - Universidad del Atlantico - Colombia
Profª. Dra. Andréia Ferreira da Silva – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Prof. Dr. Árlen Almeida Duarte de Souza – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Prof. Dr. Daniel Albergaria Silva - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Profª Dra. Denice do Socorro Lopes Brito – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Profª. Dra. Egeslaine de Nez – Universidade Federal do Mato Grosso – (UFMT)
Profª Dra. Gabriele Bonoto Silva - Centro Universitário Cesuca - Canoas (CUC)
Profª. Dra. Geísa Magela Veloso – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Profª. Dr. Gilberto Januário – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Prof. Dr. João Luiz Simplício – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Prof. Dr. Josemir Almeida Barros - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Profª. Dra. Márcia Cossetini – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Profª. Dra. Maria Clara Maciel – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Profª Dra. Maria Isabel Antunes-Rocha – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Profª. Dra. Maria Laura Magalhães Gomes - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Profª. Dra. Maria Jacy Maia Velloso – Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Prof. Dr. Neil Franco - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Profª. Dra. Theresa Adrião – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Profª Dra. Vera Lúcia Felecetti - Universidade La Salle
Profª. Dra. Vilma Aparecida de Souza - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Prof. Dr. Wender Silva Faleiros – Universidade Federal de Goiás (UFG)
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
De 10 de abril a 16 de maio