A presente pesquisa, em andamento, possui como tema a Pedagogia Sistêmica e as contribuições nas dificuldades no processo de ensinar e de aprender Matemática. A justificativa pauta-se na compreensão de que essa temática, embora seja abrangente, é pouco difundida no âmbito educacional, sendo necessário portanto, uma maior produção científica nessa área. O problema da investigação refere-se ao seguinte questionamento: Quais princípios da Pedagogia Sistêmica se apresentam na prática pedagógica e nas dificuldades de aprendizagem dos processos de ensinar e de aprender Matemática, das crianças de turmas do quinto ano de escolarização do Ensino Fundamental? Tem como o objetivo geral de analisar a relação estabelecida entre a Pedagogia Sistêmica e as contribuições nas dificuldades de aprendizagens do processo de ensinar e de aprender Matemática. Orientados pelos objetivos específicos de discutir a postura do professor frente as dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar como as ações do professor contribuem para superação das dificuldades no ensino e na aprendizagem da Matemática; apresentar as relações estabelecidas entre as narrativas dos professores e suas práticas pedagógicas; apresentar as ferramentas da Pedagogia Sistêmica na prática pedagógica dos professores para o processo de construção dos conhecimentos matemáticos e debater as dificuldades de aprendizagem em matemática sob a perspectiva da Pedagogia Sistêmica. A metodologia utilizada será a abordagem qualitativa com a utilização da Pesquisa de Campo com observação participante e grupo focal. Alguns autores que marcarão as concepções e conceitos teóricos dessa pesquisa serão Silva (2013), Smith e Strick (2012), Lorenzato (2006) Franke-Gricksch (2019), Guedes (2012), Vieira (2019) entre outros. O estudo parte da premissa de que a postura sistêmica dos professores contribui no processo de superação das dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática. Acredita-se que essa pesquisa tenha grande relevância social e cientifica para a comunidade educacional contemporânea.
Referências
FRANKE-GRICKSCH, Marianne. Você é um de nós: percepções e soluções sistêmicas para professores, pais e alunos. 4ª ed. Belo Horizonte: Atman, 2018.
GUEDES, Olinda. Pedagogia Sistêmica: o que traz quem levamos para a escola? 1. Ed. – Curitiba: Apperis, 2012.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas, SP; Autores Associados, 2006.
SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de Aprendizagem de a-z: guia completo para educadores e pais. Ed. rev. ampl. Porto Alegre: Penso, 2012.
VIEIRA, Jean Lucy Toledo. Introdução a Pedagogia Sistêmica: uma nova postura para pais e educadores. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019.