DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES NOS CURSOS DE MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA UNIMONTES

  • Autor
  • Isabella Tolentino Prates
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
  • Resumo
  •  

    Essa pesquisa, em fase inicial, traz uma discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (DCNs), aprovadas por meio da Resolução CNE/CP N° 2/2019, que fazem uma revisão e atualização da Resolução CNE/CP N° 2/2015. Entende-se que tal reforma foi instituída num contexto de retrocessos no que se refere aos direitos já adquiridos nessa área. Tendo em vista a efetividade da resolução, questiona-se qual(is) foi/foram a(s) repercussão(ões) das DCNs para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica nos cursos de licenciatura, em especial de Matemática e de Pedagogia da Unimontes, considerando os desdobramentos políticos, pedagógicos e legais? Os procedimentos metodológicos a serem utilizados para a execução da pesquisa pautam-se na Revisão Sistemática de Literatura (RSL), pela qual far-se-á a análise de resultados de pesquisas e artigos que tratam da repercussão das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de licenciatura em âmbito nacional, bem como pesquisa documental e entrevista com o escopo de compreender como se desenvolveu o processo de reorganização das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura para atender às demandas dessa normativa, em especial nos cursos de Matemática e Pedagogia da Unimontes, entre os anos de 2019 e 2022. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Pressupondo que o processo de adequação da nova proposta curricular tenha trazido dificuldades para os coordenadores e professores formadores, pretende-se analisar criticamente as propostas curriculares desses dois cursos de formação de professores e, ainda, realizar uma reflexão crítica sobre sua efetivação, ancorando-nos nos estudos dos pesquisadores da Pedagogia Histórico-Crítica como José Claudinei Lombardi e Anselmo Alencar Colares (2021), Júlia Malanchen (2020), Dermeval Saviani (2001; 2011; 2013) e João Luiz Gasparin (2012). A problematização de uma reforma educacional, para além do que está escrito, de forma explícita, na legislação, é de fundamental importância para se compreender qual a concepção de educação que a subjaz e, consequentemente, qual tipo de sociedade pretende refletir. Ao subsidiar a análise dos desdobramentos da Resolução CNE/CP Nº 2/2019 para a formação de professores da Educação Básica é possível trazer uma reflexão sobre seus impactos encaminhando proposições para um projeto de educação de um país que visa a democratização e emancipação dos cidadãos brasileiros.

     

  • Palavras-chave
  • Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação de professores. Educação Básica. Políticas Públicas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
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