O LETRAMENTO MATEMÁTICO E AS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO EM MATEMÁTICA

  • Autor
  • Amanda Barbosa de Aquino Takaki
  • Co-autores
  • Brenda Oliveira Fonseca , Mariane Cristina Moreira Rocha , Francely Aparecida dos Santos
  • Resumo
  •  

    O presente resumo argumenta sobre a importância do letramento matemático e as atividades lúdicas para o desenvolvimento do aprendizado dos conteúdos matemáticos. A necessidade de investigar as atividades lúdicas como recurso para a aquisição do letramento matemático, é importante para a formação de professores, em especial de Pedagogos, que trabalham diretamente com a Educação Infantil. O objetivo da pesquisa é analisar a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre alfabetização matemática, o letramento que pode ser definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. Na Matemática, o letramento possui como principal função desenvolver habilidades de oralidade e de escrita, que devem ser evidenciadas através das estratégias didáticas pedagógicas. É necessário destacar que o ensino das competências vai além do conteúdo, da produção do conhecimento dinâmico e estratégico para o bom desenvolvimento do estudante. Nesse caso, defendemos a necessidade do uso de atividades lúdicas para as aulas de Matemática como processo facilitador do ensino e aprendizagem dos conteúdos, auxiliando assim como ferramentas estratégicas que buscam atingir a construção do conhecimento por meio do brincar. Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Para alcançar os objetivos propostos neste resumo, nos apoiamos em estudos de revisão de literatura, baseando-se nos seguintes autores; Ministério da Educação (2018), Piaget (1971) e Andrade (2006), possibilitando a nossa aprendizagem acerca da temática.   

     

  • Palavras-chave
  • Letramento matemático. Atividades lúdicas. Educação Matemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes