A participação da família na educação escolar: um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública da rede estadual de Brasília de Minas-Minas Gerais

  • Autor
  • Luziane Stéfane Vieira Costa
  • Co-autores
  • José Normando Gonçalves Meira
  • Resumo
  •  

     Esta pesquisa discute a relação família e escola nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é analisar participação da família na vida escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e como as condições oferecidas pela escola interferem nessa participação. Verifica se há diferença significativa no processo educativo, dependendo da forma como acompanham os seus filhos neste processo.  Como aporte teórico apresentado nesse estudo, utilizamos autores como Reis (2007), Regattieri (2020), Picanço (2012), Enkvist(2019), Freire(2000), Boto(2001) , Bueno e Himmelfarb (2015) e  Reed(2015)  que discutem a importância da participação da família na educação escolar. Compreendendo a importância da família, os estudos de Freire(2000), Boto(2001) , Bueno e Himmelfarb (2015) e  Reed(2015). Buscando compreender as particularidades da realidade específica do seu objeto de estudo, a pesquisa, que está em andamento, está sendo realizada por meio de uma abordagem qualitativa. Como procedimentos metodológicos, estamos realizando pesquisa de campo, cujos dados estão sendo coletados por meio de entrevista estruturada com a supervisora, questionários fechados para pais, questionários abertos para professoras dos anos iniciais, em uma escola pública da rede estadual de Brasília de Minas/MG. Os resultados parciais da pesquisa permitem afirmar que a escola pesquisada tem empreendido meios para que haja uma relação adequada com os pais dos alunos. Os professores que até aqui participaram da pesquisa, afirmam ter consciência da importância fundamental dessa parceria que reflete, inclusive na redução de problemas de indisciplina, além do aprimoramento da aprendizagem.  Quanto aos pais, segundo 0 o que responderam e o que é atestado pela escola, revelam compromisso com a aprendizagem dos filhos, ajudando-os na realização das atividades escolares e acompanhando a aprendizagem dos alunos, recorrendo à escola para que haja contínua comunicação. A pesquisa possibilita reflexões sobre os procedimentos adotados pela própria escola e a consciência das famílias por ela atendidas e a relação com esse relacionamento até aqui constatado.

     

  • Palavras-chave
  • Família, Educação, Escola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
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