BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL

  • Autor
  • Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha
  • Co-autores
  • Carlos Daniel Rodrigues de Oliveira , Rahyan de Carvalho Alves
  • Resumo
  • O objetivo deste trabalho é realizar uma breve análise sobre o analfabetismo funcional e sua correlação com a construção histórica do país e questões socioeconômicas que fazem parte da sociedade brasileira. Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e análise de dados sobre a alfabetização disponibilizados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF, 2018) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019). Como resultado, constatamos que 29% dos indivíduos entrevistados pela pesquisa do Inaf ainda possuem dificuldades para interpretar e aplicar textos e realizar operações matemáticas simples, sendo considerados analfabetos funcionais. Fato este, que nos faz questionar sobre o acesso à educação e o tipo de educação ofertada no Brasil. 

  • Palavras-chave
  • Educação; Analfabetismo funcional; Brasil.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramento
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes