LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 2º ANO DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • AMANDA RIBEIRO DA SILVA
  • Co-autores
  • FRANCELY APARECIDA DOS SANTOS
  • Resumo
  •  

    LITERATURA INFANTIL E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA DE ALUNOS DO 2º ANO DE ESCOLARIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Esta pesquisa tem por objetivo analisar o trabalho pedagógico da Literatura Infantil nas aulas de Matemática. E como objetivos específicos: descrever como os professores do segundo ano de escolarização planejam as aulas de Matemática; discutir qual é a relação que os professores estabelecem entre a Matemática e a Literatura Infantil no processo de ensino e de aprendizagem; debater o trabalho pedagógico entre Matemática e Literatura Infantil no cotidiano das salas de aulas do Ensino Fundamental; e apresentar a concepção contida nos documentos curriculares do Estado de Minas Gerais sobre o processo de ensino e de  aprendizagem da Matemática. Pretende-se trazer contribuições acadêmicas sobre o tema estudado, para que mais profissionais sejam eles, escolas, pais, professores, consigam trabalhar de forma associada a Literatura Infantil e Matemática, como problemática levantamos a seguinte questão: Como os professores do segundo ano de escolarização do Ensino Fundamental de três escolas da rede pública estadual de Montes Claros tem realizado o trabalho pedagógico de ensinar Matemática utilizando a Literatura Infantil? A pesquisa tem caráter qualitativo. Será feita revisão de literatura e da pesquisa de campo, as informações serão analisadas no intuito de responder o fenômeno a ser estudado e os instrumentos para a coleta de dados serão a observação em salas de aula de alunos do 2º ano do ensino fundamental I, de três escolas da rede pública estadual de Montes Claros/MG, e entrevista com os professores. Os principais autores de sustentação teórica são: Smole (1998) e Smole e Diniz (2001). Espera-se como resultados que a Matemática seja encarada como uma forma leve de se aprender Matemática, desmistificando aquele trauma que as crianças e adultos tem em aprender matemática.

    Referências

     SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Matemática e Literatura Infantil. 3 ed. Belo Horizonte: Lê, 1998.

    SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

     

  • Palavras-chave
  • Literatura Infantil; Matemática; Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes