Neurodiversidade na Educação: Reflexões Contemporâneas

  • Autor
  • Ana Maria Alves Martins
  • Co-autores
  • Viviane Bernadeth Gandra Brandão
  • Resumo
  •  

    Atualmente no Brasil o sistema educacional se depara com a desafiadora tarefa de acolher e trabalhar de maneira pedagógica as diversidades que chegam ao contexto escolar. O movimento da neurodiversidade acolhe pessoas de distintos grupos, em que pode haver a presença de vários transtornos e distúrbios. É necessário pensar um modelo educativo baseado na neurodiversidade, em que as especificidades de cada um sejam respeitadas e consideradas.  Neste sentido, o presente trabalho visa apresentar possíveis diálogos entre as neurodiversidades e a educação e evidenciar elementos que colaborem para a construção de reflexões pedagógicas comprometidas com a equidade, inclusão e o direito a aprendizagem de toda pessoa humana. Para tal, utilizou-se a revisão bibliográfica a partir de autores que são referências na temática.

     

  • Palavras-chave
  • Neurodiversidade. Educação. Diversidade. Inclusão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Inclusiva
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes