LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

  • Autor
  • Maria Raquel Araújo Versiani
  • Co-autores
  • Sara Mikaele Alves Souza Xavier , Eliane Pereira Caetano
  • Resumo
  •  

    Resumo

    Este estudo tem por objetivo discutir a importância da literatura infantil e sua relevância na Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como problemática questionamos: Como a Literatura infantil contribui na alfabetização Matemática do aluno em seu processo de aprendizagem. Este resumo tem como base teórica autores que abordam a mesma temática e a consulta aos documentos oficiais do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e também a pesquisa de campo realizada em duas Escolas públicas, sendo uma da Rede Estadual e a outra da Rede Municipal do Estado de Minas Gerais.Para tanto, a análise deste, consiste em observar a disponibilização dos livros literários possíveis de serem trabalhados com Matemática nos Anos Iniciais, averiguar a lista dos livros de Literatura encontrados nas Escolas, como também discorrer sobre a relevância do uso em sala de aula com aprendizagem de conceitos matemáticos essenciais no processo de Alfabetização. Obtemos com a pesquisa que as Escolas recebem acervos contendo também os livros literários do Programa PNBE que incentiva a formação de leitores.

     

  • Palavras-chave
  • Matemática, Literatura Infantil, Alfabetização, Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes