Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir a importância da literatura infantil e sua relevância na Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como problemática questionamos: Como a Literatura infantil contribui na alfabetização Matemática do aluno em seu processo de aprendizagem. Este resumo tem como base teórica autores que abordam a mesma temática e a consulta aos documentos oficiais do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e também a pesquisa de campo realizada em duas Escolas públicas, sendo uma da Rede Estadual e a outra da Rede Municipal do Estado de Minas Gerais.Para tanto, a análise deste, consiste em observar a disponibilização dos livros literários possíveis de serem trabalhados com Matemática nos Anos Iniciais, averiguar a lista dos livros de Literatura encontrados nas Escolas, como também discorrer sobre a relevância do uso em sala de aula com aprendizagem de conceitos matemáticos essenciais no processo de Alfabetização. Obtemos com a pesquisa que as Escolas recebem acervos contendo também os livros literários do Programa PNBE que incentiva a formação de leitores.