A IMPORTÂNCIA DA EPISTEMOLOGIA NO PROCESSO CIENTÍFICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Jaqueline Lima de Oliveira
Mestranda em Educação PPGE/Unimontes
jaquelinelimadeoliveira29@hgmail.com
Juscimara da Silva Soares
Mestranda em Educação PPGE/Unimontes
Professora Dra. Francely Aparecida dos Santos
Palavras-chave: Epistemologia. Projeto de Pesquisa. Pesquisa em Educação.
Resumo
Introdução: este trabalho é fruto de um seminário proposto na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação. Objetivo: apresentar as experiências e contribuições produzidas por este Seminário. Metodologia: discursiva e explanatória. Resultados: possibilitou compreender a importância da epistemologia da pesquisa em educação.
Introdução
Este trabalho é fruto do Seminário Temático I proposto pela disciplina de Epistemologia e Pesquisa em Educação, do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. O seminário é um método pedagógico que tem por finalidade pesquisar e ensinar a pesquisar, desenvolvendo não apenas a capacidade de pesquisar, mas inclui também o hábito de raciocinar e refletir, dando a possibilidade ao estudante de elaborar objetivamente e com clareza os trabalhos científicos (LAKATOS, 2003). Baseada na vivência deste Seminário, as autoras apresentam a experiência e aprendizados produzidos por esta atividade, cujo tema foi relevante para ampliar a discussão sobre os métodos, conceitos e discutir as várias possibilidades de analisar informações, além de construir reflexões, categorias de estudos e suas bases epistemológicas para a Pesquisa em Educação.
Objetivos
· Apresentar as experiências e contribuições produzidas pelo Seminário Temático I, bem como sua relevância para o percurso científico das mestrandas em Educação.
Procedimentos metodológicos
O Seminário Temático I teve início dia 05/04/2022 e término em 19/04/2022, durante as aulas da professora Francely, de forma remota pelo Google Meet. Dividiu-se em seis grupos, para apresentar dois capítulos do livro de Minayo (1994) de maneira discursiva e explanatória, com duração de quarenta e cinco minutos cada, onde apresentou-se o problema de pesquisa, seus objetivos, elaboração e explanação de mapa conceitual de cada capítulo, respostas dos autores aos problemas de pesquisa e como alcançaram os objetivos pretendidos, projeto de pesquisa com ajustes e modificações de acordo com Minayo (1994) e conclusão que apontou as aprendizagens adquiridas na realização desse estudo.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Resultados da prática
Este seminário contribuiu para a formação pessoal e profissional das participantes, pois esta experiência possibilitou compreender a importância da epistemologia no processo científico da pesquisa em educação, bem como produzir reflexões sobre a pesquisa social.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o Grupo de Trabalho do COPED
Este relato é de extrema relevância para o Grupo de Trabalho do COPED, já que se realiza uma discussão sobre como a produção científica, pautada em regras e métodos, e consente possibilidades de mudanças de maneira simples e didática em suas formas de pesquisar.
Considerações finais
Referências
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26 ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. 108 p.