Está pesquisa se encaixa no Grupo de Trabalho da Educação Matemática, e justifica-se pela pertinência do estudo relacionado com o currículo, a formação inicial e os saberes e práticas de professores que alfabetizam em Matemática. É nítido que os estudos sobre a temática do Currículo fortaleceu-se nas últimas décadas não só no mundo, mas também no Brasil. Vários estudiosos como Apple (1994), Macedo (2013) (2017), Silva (2010), Moreira (2013), dentre outros pesquisam sobre o campo, os conceitos e as relações existentes do currículo. O currículo não deve ser entendido como campo neutro sem nenhuma intencionalidade, pelo contrário é preciso entender e analisa-lo como um documento de identidade, de conflitos e concepções de determinado grupo atuante na sociedade e que norteia a vida do estudante. Silva (2010) entende que o currículo seja um território contestado, ou seja, um campo que precisa ser questionado, replicado a todo o momento, já Arroyo (2011), explica que o currículo seria um território de disputas políticas, de classe sociais, sendo assim o currículo se faz como um campo de poder. Para Macedo (2017), o currículo é um campo de negociações, de relações entre os ditos detentores do conhecimento social no nosso meio. É por isso, que precisamos compreender o currículo enquanto um documento definidor dos processos educativos e por consequente das concepções educativas inerente a ele. Como temática principal a pesquisa aborda como o currículo atua na formação do Pedagogo e posteriormente em sala de aula, com mais exatidão nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos centrais o presente estudo pretende (i) apresentar os saberes e as práticas sistêmicas contidas na percepção dos acadêmicos e (ii) debater os saberes e as práticas curriculares e sistêmicas contidas nos Projetos Políticos Pedagógico do Curso de Pedagogia. A questão investigativa desse estudo foi: Quais são os saberes e práticas curriculares e sistêmicas contidas na percepção dos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unimontes e nos Projetos Políticos Pedagógico do Curso de Pedagogia? Como coleta de informações foi feita a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógico do Curso de Pedagogia e aplicação de questionários para os acadêmicos do 5° ao 8° período do mesmo curso. A pesquisa se encontra ainda em fase inicial de estudos sobre a temática, contudo já é possível perceber o quanto o currículo e os saberes e práticas dos professores alfabetizadores estão intrínsecos e como as teorias curriculares atuam na formação inicial destes professores.