A LEI 11645/08 E A TEMÁTICA E CAUSA INDÍGENA NAS ESCOLAS DE MONTES CLAROS

  • Autor
  • Maria Das Dores Fernandes Vitor
  • Co-autores
  • Heiberle H. Horácio
  • Resumo
  •  

    A LEI 11645/08 E A TEMÁTICA E CAUSA INDÍGENA NAS ESCOLAS DE MONTES CLAROS

     

     

    Maria das Dores Fernandes Vitor

    Graduanda CRE da Unimontes

    mariavitor.mv.mv@gmail.com

     

    Heiberle H. Horácio

    Professor - Unimontes

    heiberle@hotmail.com

     

    Palavras-chave: Lei 11645/08; Povos Indígenas; Escola

     

    A pesquisa, que sustenta este resumo, objetiva verificar como a temática indígena tem sido realizada nas escolas não indígenas, bem como examinar como tem sido desenvolvidos recursos didático-pedagógicos na educação escolar não indígena, e como a escola não indígena tem mobilizado as próprias produções indígenas – para o trabalho com a temática indígena em respeito à lei 11645/08 – como as Artes Indígenas, o Cinema Indígena, e a Literatura Indígena. O projeto se desenvolve pelo respeito dos direitos dos Povos Indígenas, e pelo respeito ao artigo 210 da Constituição Brasileira, à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (ratificada pelo Brasil em 2004), e à Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2007); também pelo respeito a LDB/96 e pelo respeito e implementação da Lei 11645/08, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” nas escolas. Ademais, a relevância do projeto está em articular os diferentes recursos e práticas didático-pedagógicas de experiências distintas, para possibilitar que as escolas não indígenas trabalhem a temática indígena, também a partir das produções indígenas, respeitando os direitos, as tradições e os regimes de conhecimento dos povos indígenas, combatendo o preconceito e a discriminação contra esses povos.

     

     

    Referências

     

    CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura com Aspas. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

    HORÁCIO, Heiberle Hirsgberg. Literatura Indígena e Regimes de Conhecimento: indissociabilidade, diversidade, diferença, Lei 11.645/2008 e a “educação territorializada” Xakriabá. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.20,n.1, p.262-278, jan./mar. 2022      e-ISSN: 1809-3876Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo –PUC-SP. http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum               

    _____________ Aspectos da religiosidade do Povo Indígena Xakriabá. Revista do Programa de Antropologia Social da UFAL, Revista Mundaú, 2018, n.4, p.30-51.

    KOPENAWA, Davi. ALBERT, Bruce. 2015. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. SP: Companhia das Letras, 2015.

    OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. A Viagem da Volta: Reelaboração Cultural e Horizonte Político dos Povos Indígenas do Nordeste. In: Atlas das Terras Indígenas/Nordeste. Rio de Janeiro: PETI/ Museu Nacional/UFRJ. pp. V-VIII, 1994.

    WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales. Práticas Insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.

  • Palavras-chave
  • Lei 11645/08; Povos Indígenas; Escola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
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