ETNOMATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA A PARTIR DE PESQUISAS NACIONAIS (2003-2012)

  • Autor
  • Adriana L. B. diogenes
  • Co-autores
  • Shirley Patrícia N. de C. e Almeida
  • Resumo
  •  

    Esse estudo está sendo construída a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre pesquisas acadêmicas nacionais, do período de 2003 a 2012, que tratam do trabalho com a Etnomatemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo compreender o Programa Etnomatemática como potencial para a valorização da cultura afro-brasileira e africana, no cotidiano dos estudantes, ensejando um diálogo entre o conhecimento empírico e escolar. Fundamentamo-nos no estudo de Galvão, Sawada e Trevizan (2004), definindo o percurso metodológico utilizado. Realizamos a busca dos estudos em dois bancos de dados, sendo o primeiro o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o segundo a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Salientamos que há indícios de que este se tornará um trabalho relevante, em virtude de constarem parcas pesquisas referentes à Etnomatemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em especial em Escolas Quilombolas, observação feita por meio da incipiência constatada, até o momento, nos dois bancos de dados.

     

  • Palavras-chave
  • Etnomatemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Revisão Sistemática de Literatura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes