Esse estudo está sendo construída a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre pesquisas acadêmicas nacionais, do período de 2003 a 2012, que tratam do trabalho com a Etnomatemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo compreender o Programa Etnomatemática como potencial para a valorização da cultura afro-brasileira e africana, no cotidiano dos estudantes, ensejando um diálogo entre o conhecimento empírico e escolar. Fundamentamo-nos no estudo de Galvão, Sawada e Trevizan (2004), definindo o percurso metodológico utilizado. Realizamos a busca dos estudos em dois bancos de dados, sendo o primeiro o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e o segundo a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Salientamos que há indícios de que este se tornará um trabalho relevante, em virtude de constarem parcas pesquisas referentes à Etnomatemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em especial em Escolas Quilombolas, observação feita por meio da incipiência constatada, até o momento, nos dois bancos de dados.