A MODELAGEM E AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÕES NA MATEMÁTICA
OLIVEIRA, Isadora Araújo
Universidade Estadual de Montes Claros
isadoraaraujoo07@gmail.com
LOPES, Ana Clara Pires
Universidade Estadual de Montes Claros
anaclarapireslopes@gmail.com
MENDES, Flaviane Alves
Universidade Estadual de Montes Claros
flavianea304@outlook.com
ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.
shirley.almeida@unimontes.br
Palavras-chave: MATEMÁTICA. MODELAGEM. TENDÊNCIA. COTIDIANO. INTERAÇÕES.
Resumo simples
A Matemática está inserida na sociedade de forma muito precisa se fazendo presente no cotidiano de todos. A tendência da Modelagem na Matemática começa a se fazer presente entre os educadores na década de 1970. Essa proposta, para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, tem como foco as situações concretas do cotidiano. Objetivo: O presente trabalho objetivou analisar a relevância da tendência Modelagem na resolução de problemas cotidianos, pois enfatiza a construção de conceitos por meio de modelos matemáticos, no intuito de romper com a oposição e/ou separação que existe entre a matemática escolar e sua utilização na vida cotidiana (ZORZAN, 2007). A Modelagem Matemática considera o aluno, a partir do contexto em que está inserido, partindo, sempre, de problematizações para então trabalhar os conceitos matemáticos. Essa prática tem com base cinco passos: o diagnóstico, a escolha do tema, o desenvolvimento do conteúdo, a orientação da modelagem e avaliação do processo (BIEMBENGUT e HEIN, 2002). Metodologia: Por meio de revisão de literatura buscamos identificar as possibilidades de um trabalho consistente e contextualizado dos conceitos matemáticos, bem como refletir sobre como a aprendizagem pode ser construída e não meramente transmitida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Resultados: Nossos estudos apontam que, dessa forma, o aluno desenvolve habilidades e autonomia com o intuito de criar alternativas para resolução de problemas cotidiano, utilizando modelos matemáticos, permitindo-lhes um melhor entendimento e aplicação dos conceitos que, nessa perspectiva são trabalhados de forma contextualizada e vinculada a situações reais.
Conclusão: Em suma, a Modelagem como importante tendência, propõe a quebra do modelo em que o professor transmite e recebe conteúdos colocando-os como mediador e interlocutor de forma que trabalhem juntos na problematização e resolução para questões matemáticas. Dessa forma contribui para o desenvolvimento intelectual.
Referências
BIEMBENGUT Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem matemática no ensino. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2002.
ZORZAN, Adriana Salete Loss. Ensino-aprendizagem: algumas tendências na Educação Matemática (Teaching-learning: some trendsinmathematicaleducation). Revista Ciências Humanas, v.8 n.10 p. 77-93, Jun 2007.