EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DE RAYMOND DUVAL

  • Autor
  • Maria Eva Freire de Alkimim
  • Co-autores
  • Josué Antunes de Macêdo
  • Resumo
  • Esse estudo em fase inicial pretende investigar de que maneira um processo de ensino implementado à luz da TRRS pode potencializar a produção/mobilização de conhecimentos matemáticos dos alunos e influenciar à apreensão desses conceitos? O objetivo consiste em analisar os conhecimentos produzidos/mobilizados pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio relativos à Educação Financeira utilizando-se das contribuições da TRRS para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. O referencial teórico será norteado por autores da Educação Financeira: Campos e Coutinho (2020) e Duval (2009, 2011). Para coleta de dados será desenvolvida uma intervenção pedagógica em turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública na rede estadual do município de Montes Claros/MG. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para a geração de novos conhecimentos no campo da Educação Matemática e, em particular, para a minha formação acadêmica e profissional.

  • Palavras-chave
  • Educação Financeira, Ensino de Matemática, Registros de Representações Semióticas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes