ESCOLA E FAMÍLIA: UMA PARCERIA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

  • Autor
  • Edissandra Novais Pereira
  • Co-autores
  • Cláudia Soares de Oliveira Braga
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho de conclusão de curso tem por tema, escola e família: uma parceria necessária no processo de ensino-aprendizagem da criança. Nesse contexto, a presente pesquisa procurou responder à pergunta central: Qual a importância da participação da família na vida escolar dos filhos? A presente pesquisa foi de grande importância para averiguar e compreender muito do assunto decorrente do tema. O objetivo geral foi investigar os efeitos da participação da família no ambiente escolar e se os mesmos interferem no processo ensino-aprendizagem e suas contribuições para o desenvolvimento da criança. A pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa, onde primeiramente, efetuamos uma revisão de literatura, consultando-se autores como: de Boccato (2006), Castro (2009), Freire (2000), Lôbo (2009), Paro (2007), dentre outros. O material consultado conta com livros, artigos, dissertações que abordam o assunto proposto. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado o questionário via Google Forms e/ou via WhatsApp, aplicado aos professores atuantes no ensino fundamental de escolas públicas na cidade de Espinosa - MG. Esclarecemos que ainda estamos coletando respostas dos questionários aplicados.  Os resultados obtidos até o presente momento indicam que a família na escola se torna indispensável nos processos de aprendizagem da criança, portanto, devem ser utilizados todos os meios que possam incentivar a presença familiar neste ambiente. Segundo Paro (2007), é necessário que haja a parceria escola e família, buscando esses pais ausentes a participarem mais do processo escolar, com o objetivo de melhorar o desempenho das crianças e prepará-las para serem autônomas. Principalmente para as crianças em fase de alfabetização e letramento, o papel ativo dos pais, incentivando e acompanhando o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura, é fundamental, ainda mais em tempos pós pandemia.  Assim, a família irá se sentir comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano. Justifica-se falarmos sobre o tema, pois este corresponde a uma realidade presente nos espaços escolares, e ainda pela necessidade de discursões a respeito da temática e maiores embasamentos teóricos.

     

    Referências

     

    PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2007.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Criança e Família
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramento
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes