A IMPORTÂNCIA DO USO DA TICs NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

  • Autor
  • Ana Paula Lima Damacena
  • Co-autores
  • Cláudia Soares de Oliveira Braga
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa tem como tema: “A importância do uso das TICs na escola: Contribuições para o processo ensino aprendizagem”, considerando essa temática, tivemos como objetivo geral conhecer os desafios e possibilidades vivenciadas pelos professores ao utilizar tecnologias digitais no contexto escolar. Fez-se necessário conhecer a realidade dos educadores e discutir sobre os desafios encontrados no uso das TICs na escola. Inicialmente foi feia a revisão da literatura, consultando-se autores como: Moran (2007), Lévy (1999), KENSKI (2003), dentre outros autores e documentos. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados, o questionário online ( Google Forms) que foi enviado para todos os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola estadual de Espinosa-MG. Os resultados obtidos até o presente momento, recebemos a resposta de nove professores, indicaram como principais desafios a falta de formação específica na área do professor, a falta de aparatos tecnológicos e a falta de apoio por parte da escola.  Os resultados parciais também evidenciam que atividades como jogos digitais e atividades por meio de questionários contribuíram para aguçar a curiosidade do aluno e desenvolver habilidades e competências para o uso responsável das TICs. O estudo se justifica pela necessidade de discutir e/ou conhecer as mais variadas formas de fazer uso das tecnologias digitais no âmbito escolar. Novas práticas educacionais relacionadas com o uso das TICs na escola, multiplicam as possibilidades de pesquisa e informação para os alunos, que munidos dessas novas ferramentas tornam a aprendizagem ativa e passam a protagonizar o processo de educação.

     

  • Palavras-chave
  • TICs, Escola e Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Tecnologias
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes