Esse texto tem a intenção de relatar a experiência de participação no Seminário Temático I: Ciência, Teoria, Método e Criatividade nas Pesquisas em Educação que foi uma das metodologias utilizadas pela professora para ministrar as aulas da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação. Ele ocorreu entre os dias 05 e 12 de abril de 2022 de forma remota utilizando o aplicativo Google Meet. A justificativa para realização do seminário é o fato de ser uma metodologia de ensino que possibilita uma visão crítica e autônoma aos estudantes. A turma de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE - foi dividida em seis grupos para apresentação de um mapa mental de um dos capítulos da obra Pesquisa Social: teoria, método e criatividade organizada por Maria Cecília de Souza Minayo (1994), e, com base no Capítulo II - O Projeto de Pesquisa como Exercício Científico e Artesanato Intelectual -, analisar o projeto de pesquisa submetido ao processo seletivo do mestrado de um dos membros da equipe. Entende-se que os resultados do seminário foram positivos, principalmente no que se refere aos conhecimentos sobre a elaboração de projetos de pesquisa e engajamento e diálogo entre os mestrandos, o que permitiu a construção de aprendizados relevantes para o processo de ensino. Considerando a formação acadêmica, a sistematização e organização do Seminário Temático I possibilitou reflexão sobre os projetos de pesquisa dos mestrandos e as adequações que podem ser feitas.