SEMINÁRIO TEMÁTICO I: CIÊNCIA, TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO – RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Fabiana Sant’Ana Santos
  • Resumo
  • Esse texto tem a intenção de relatar a experiência de participação no Seminário Temático I: Ciência, Teoria, Método e Criatividade nas Pesquisas em Educação que foi uma das metodologias utilizadas pela professora para ministrar as aulas da disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação. Ele ocorreu entre os dias 05 e 12 de abril de 2022 de forma remota utilizando o aplicativo Google Meet. A justificativa para realização do seminário é o fato de ser uma metodologia de ensino que possibilita uma visão crítica e autônoma aos estudantes. A turma de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE - foi dividida em seis grupos para apresentação de um mapa mental de um dos capítulos da obra Pesquisa Social: teoria, método e criatividade organizada por Maria Cecília de Souza Minayo (1994), e, com base no Capítulo II - O Projeto de Pesquisa como Exercício Científico e Artesanato Intelectual -, analisar o projeto de pesquisa submetido ao processo seletivo do mestrado de um dos membros da equipe. Entende-se que os resultados do seminário foram positivos, principalmente no que se refere aos conhecimentos sobre a elaboração de projetos de pesquisa e engajamento e diálogo entre os mestrandos, o que permitiu a construção de aprendizados relevantes para o processo de ensino. Considerando a formação acadêmica, a sistematização e organização do Seminário Temático I possibilitou reflexão sobre os projetos de pesquisa dos mestrandos e as adequações que podem ser feitas.

  • Palavras-chave
  • Projeto de Pesquisa, Professor Pesquisador, Seminário Temático.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação de Professores
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes