Resumo
Nossa proposta objetiva reflexões sobre a relação entre o Ensino Religioso – não proselitista, não confessional, que seja sobre as diversas religiões e que tenha necessariamente como base a Ciência(s) da Religião - e as possibilidades abertas pelas Pedagogias Decoloniais (WALSH, 2007; 2013), em uma compreensão dos termos conceituais das Pedagogias Decoloniais. Buscamos identificar como os professores e as professoras de Ensino Religioso têm estruturado suas práticas, reconhecendo as experiências, e o conceito, das Pedagogias Decoloniais. Na pesquisa que dá origem ao presente resumo, partimos de uma revisão histórica breve e da apresentação da trajetória do Ensino Religioso no Sistema Educacional brasileiro, bem como da importância das Ciências da Religião na formação dos professores e professoras, e como eles se relacionam com as Pedagogias Decoloniais no campo teórico e prático do exercício docente. Metodologicamente, optamos pela conversa/entrevista com professores e professoras convidadas. Optamos por considerar o discurso dos professores e professoras na perspectiva da pesquisadora Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi (2003), que nos permitiu pensar como os professores e as professoras de Ensino Religioso entrevistadas conduzem e relacionam suas práticas com as possibilidades da(s) Pedagogias Decoloniais. Consideramos a importância das Pedagogias Decoloniais para a “formação” dos professores e das professoras de Ensino Religioso, e para compreensão da interculturalidade e decolonialidade.