Ao longo do percurso histórico do trabalho docente é possível perceber a centralidade do professor no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e como detentor do saber. Contudo, com a evolução das discussões acerca dos processos de construção do conhecimento é possível notar que as metodologias foram se aperfeiçoando e descentralizando a figura do professor. Sendo assim, professores e estudantes passam a serem os responsáveis por construir mutuamente o conhecimento e, com isso, o seminário torna-se uma importante ferramenta para que o estudante seja cada vez mais participativo e ativo durante as aulas. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é relatar como o seminário foi utilizado como ferramenta de reflexão entre a teoria crítica e as Pesquisas em Educação, apresentando o percurso de organização da fala e recursos metodológicos dos estudantes para conseguirem relacionar as teorias sobreditas. Para isso, empregou-se como metodologia participativa ativa. As referências foram encontradas a partir do roteiro disponibilizado no início da disciplina, além de buscas feitas através do Google Acadêmico. Já a participação ativa durante as aulas permitiu que fosse realizado a comparação entre os postulados teóricos e as situações vividas dentro do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES. Por fim, constatou-se que, por meio da elaboração dos encaminhamentos da professora responsável pela disciplina, os pós-graduandos conseguiram elaborar reflexões úteis ao programa, revelando a necessidade de discussões e leituras que amparem e deem prosseguimento às Pesquisas em Educação.