Este trabalho terá como foco dois temas distintos, mas que, em essência, promovem sinergia na teoria e na prática, pois focam em buscar a igualdade entre os seres humanos e compreender nosso desigual acesso aos saberes escolares – Etnomatemática e Capital Cultural.Nesse artigo, objetivamos analisar os achados que mobilizam e iluminam a perspectiva do capital cultural na prática Etnomatemática (D’AMBROSIO, 1985), em particular a perspectiva sociológica de Bourdieu (2007): campo, habitus e capital. O segundo artigo será elaborado por meio de estudo de caso realizado na referida escola. Nosso objetivo é investigar a existência de perspectivas sociológicas de campo, habitus e capital (Bourdieu, 1989) nas relações comunitárias e educativas na Comunidade Quilombola do Alegre e seus possíveis vínculos com a Etnomatemática, considerando os fazeres e saberes matemáticos daquela comunidade justificando o notado desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos de 2007 a 2009. Esperamos obter resultados que fomentem ações sócio educacionais e consequente política pública, que ensejem melhorias no campo da educação.