A ATIVIDADE PARA CASA: SUAS IMPLICAÇÕES COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA

  • Autor
  • Nailda Aparecida Silva
  • Co-autores
  • Cláudia Aparecida Ferreira Machado
  • Resumo
  • O presente trabalho intitulado “A atividade para casa: suas implicações como estratégia didática” será realizado com o desígnio de entender seu papel na aprendizagem dos alunos. O interesse por esse objeto de estudo surgiu de observações feitas a crianças enquanto realizavam os deveres escolares propostos para casa. Em muitas ocasiões os alunos não possuíam muito interesse e necessitavam da ajuda de outras pessoas e, às vezes, até deixavam que estas fizessem as suas atividades. Diante dessas observações surgiu a seguinte problemática: a atividade para casa, usada como estratégia didática, contribui para a construção do conhecimento do educando? Objetiva-se nesta pesquisa conhecer os estudos já produzidos acerca da atividade para casa; conhecer o processo de elaboração das atividades para casa pelo professor; verificar a realização das atividades para casa pelo aluno; observar o comportamento do professor/aluno durante a dinâmica de correção das atividades para casa e refletir sobre os reflexos das atividades para casa no desenvolvimento dos alunos para que, dessa maneira, possa se investigar as implicações das atividades para casa no percurso de aprendizagem da criança. Conforme Carvalho (2006, p. 87), “Tradicionalmente, o dever de casa é concebido como uma estratégia de ensino do currículo escolar e de intensificação de aprendizagem: fixação, revisão, reforço ou preparação para aulas e provas, na forma de leituras e exercícios”. Nogueira (2002) se fundamenta na proposta herbatiana para justificar a origem da tarefa de casa. Herbart elabora sua pedagogia científica, dentro do contexto tradicional, correspondendo aos anseios da burguesia que passa por um período de triunfo no século XIX. E apesar da escola tradicional ser criticada e abrir espaço para outras formas de ensino, muitos de seus fundamentos continuam sendo usados. Como procedimento metodológico será  utilizada a pesquisa bibliográfica com embasamento em autores como Carvalho (2006), Carvalho e Nascimento (2006), Nogueira (2002) e Oliveira (2003). Com auxílio desses autores é possível uma explanação partindo do conceito e histórico da atividade para casa. Será utilizada a pesquisa de campo para apontar a prática da atividade para casa com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa terá como sujeitos professores, alunos e familiares.

  • Palavras-chave
  • Atividade para casa, Didática, Professores, Alunos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes
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