Iniciação Científica na Educação Básica

  • Autor
  • José Carlos Vieira
  • Co-autores
  • Ana Luíza dos Santos Barbosa , Cleiton Fagundes Barbosa , Ellen Raiane Antunes dos Santos , Laís Gabriele Barbosa de Aquino , Sthefany Karine Vieira dos Santos
  • Resumo
  • O presente trabalho tem por objetivo desenvolver a iniciação científica na Educação Básica, visando atrelar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida com o aprimoramento de habilidades de pesquisa. Pretende-se, com isso, estimular a curiosidade investigativa, a reflexão crítica e o protagonismo juvenil. Nesse sentido, iniciamos a pesquisa a partir de um projeto voltado para a sociedade e a economia do município de Monte Azul, visando a sustentabilidade e relevância social. Assim, propomo-nos analisar a cadeia produtiva do couro bovino, pois é um tipo de material resultante da produção de carne que abastece a localidade e não existe agregação significativa de valor para a região. Pensando em todo esse processo, e como trazer os estudantes para a pesquisa, surgiu a problemática sobre como tornar esse couro bovino uma matéria-prima para manufatura local. E para nos munir de referenciais teóricos que pudessem sustentar nosso trabalho, buscamos analisar todos esses fatores a partir da revisão bibliográfica dos artigos publicados, com esses estudos identificamos diversas deficiências enfrentadas pela indústria brasileira nesse setor, pois tem um potencial imenso, mas devido a precária atividade intermediária, acaba por reduzir drasticamente a colocação do Brasil como referência no trabalho com o couro bovino. Em um estudo realizado pela Embrapa, entre 2011 e 2012, presente no artigo, “A qualidade do couro bovino no Brasil”, demonstra a importância do país na exportação do couro e a perda da qualidade, resultante do processo de retirada até o curtume. E ainda, de acordo com (ABILIO; PEREIRA; RORATTO; CAÇADOR; SILVA; SAPPA, 2012), a baixa qualidade do couro surge muito antes dessa retirada do couro, ou seja, desde a criação dos animais, locais inadequados, perfurações no couro por uso de ferrão, ataque de pragas, vacinação incorreta entre outros. Portanto, pensar meios alternativos para aproveitamento do couro somam conhecimentos para estudantes, professores e a comunidade como um todo. Dessa forma será feito um trabalho de campo com levantamento sobre a quantidade de couro, para onde é destinado, a qualidade e eventuais problemas.

  • Palavras-chave
  • Iniciação científica; educação; couro bovino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Tecnologias
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