Essa pesquisa em andamento problematiza a situação dos professores de Matemática diante da nova realidade a que foram levados: a trocar a sala de aula presencial pela sala de aula virtual, com objetivo de verificar as possibilidades didático-pedagógicas do uso de softwares matemáticos no ensino de Matemática na modalidade remota durante a pandemia do COVID-19. A Educação no Brasil passou por adaptações a fim de evitar a proliferação e contaminação pelo vírus COVID-19. Nesse sentido, a situação vivenciada no mundo inteiro, conforme Valle e Marcom (2020), demandou, essencialmente aos profissionais da educação e dos estudantes romper com práticas tradicionais arraigadas e atividades que tentam, a todo custo, manter uma sensação de normalidade no processo educacional. Com isso, trouxe ao debate público as condições desses profissionais para a nova realidade, a exigência de um novo perfil de professores para ministrar aulas por meio do ambiente virtual e usar as tecnologias digitais como ferramenta para auxiliar na prática pedagógica. Observa-se que nesse período pandêmico houve um aumento relevante de cursos on-line gratuitos promovidos pelas instituições de ensino superior e professores, a fim de ensinar aos profissionais da educação a usar as ferramentas disponíveis no Google e diferentes softwares para as aulas remotas. Desta forma, esses eventos além de possibilitar acesso a capacitação, contribuíram para a exploração de um conjunto de ferramentas digitais para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. O referencial teórico buscará contemplar trabalhos publicados recentes em relação a tecnologia e educação. Nossa abordagem será qualitativa, já foi feita revisão literária em relação ao tema e, também, realizaremos entrevistas com um grupo de professores da Educação básica que atua no Ensino Fundamental II e Ensino Médio no sentido de analisar as contribuições didático – pedagógicas do uso de softwares Matemáticos. A base para análise dos dados coletados será por meio do pressuposto dos softwares como uma ferramenta pedagógica para auxiliar o professor de Matemática nos processos mobilizados para aprendizagem dos alunos.