Este estudo dialoga sobre a relação professor-materiais curriculares no que se refere ao trabalho de professoras ao utilizar materiais curriculares, especialmente, ao planejar suas aulas para desenvolver o currículo. Buscamos compreender a relação professor-materiais curriculares com o intuito de investigar, discutir e compreender como essa relação implica o planejamento das aulas, as práticas de ensinar e aprender Matemática que, consequentemente, reverbera as aprendizagens docentes e o uso desses materiais. Nesse sentido, umas das principais tarefas do professor é planejar aulas, atividade que requer, dentre outros, o conhecimento do currículo e da Matemática e seu ensino. Envolve, ainda, a seleção e avaliação de materiais curriculares com o propósito de escolher aqueles que melhor correspondam aos objetivos de ensino propostos no planejamento (JANUARIO, 2020). Vale destacar que este trabalho aqui é fruto de uma pesquisa de mestrado (ANTUNES, 2022), desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros, no âmbito do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática (GPCEEM). De abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, a pesquisa contou com a colaboração de um grupo de professoras e considerou a avaliação, realizada por elas, de materiais curriculares de Matemática dos Anos Iniciais da Educação do Campo. O referencial teórico ancorou-se em estudos sobre materiais curriculares, relação professor-currículo e nos conceitos de affordance e agência, considerando os estudos de Remillard (2005), Brown (2009) e Soares (2020). Os resultados dialogam sobre as consequências da descontinuidade do PNLD-Campo, mas, para além disso, versa sobre a agência do desenvolvimento curricular, percebendo seu deslocamento para o perfil dos estudantes campesinos; e apresenta as influências desse deslocamento para as tomadas de decisões quando o professor avalia, planeja e realiza aulas.