Compreendemos por materiais curriculares as ferramentas disponíveis ao professor, sejam livros, cadernos de atividades ou apostilas, que servem de apoio ao ensino de Matemática; seu uso é determinado pelos recursos advindos dos professores — conhecimento profissional docente, crenças e objetivos — e dos próprios materiais em uma perspectiva de affordance e agência. No que se refere aos recursos dos materiais, relativos aos conceitos, a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) aborda a ideia de que um conceito é construído em múltiplas situações e em conexão com outros conceitos; nesse sentido, dois campos conceituais são necessários para o ensino das quatro operações fundamentais, o Campo Conceitual Aditivo e o Campo o Conceitual Multiplicativo. Na perspectiva da TCC e do uso dos materiais como apoio ao trabalho docente, buscamos responder a seguinte questão: Quais conhecimentos são mobilizados e/ou construídos por professores ao se relacionar com os materiais curriculares ao trabalhar com o campo conceitual aditivo? Para a pesquisa aqui apresentada, traçamos como objetivo geral investigar a relação professor-materiais curriculares ao planejar aulas do campo conceitual aditivo. Para o desenvolvimento da pesquisa nos pautaremos em estudos realizados por Brown (2009), Ball, Thames e Phelps (2008), Vergnaud (2009), Remillard e Kim (2017) e Januario (2020). Na tentativa por resposta à questão e em busca de responder ao objetivo, será feito um mapeamento de dissertações e teses que abordam a temática; em segundo momento, a realização de entrevistas semiestruturadas com um grupo de professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Pontuamos a relevância da pesquisa que pretendemos desenvolver ao abordar questões como o conhecimento profissional docente para o ensino da Matemática e a utilização de materiais curriculares como apoio aos professores na perspectiva do Campo Conceitual Aditivo.