SEMINÁRIO TEMÁTICO I EM EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DOS PROJETOS DE PESQUISA

  • Autor
  • Welington Coimbra Ferreira
  • Co-autores
  • Elen Sabrina Assis Costa
  • Resumo
  • Esse trabalho é uma análise do projeto de pesquisa A Pedagogia dos Terreiros/Roças de Candomblé e Umbanda de Montes Claros-MG e os ensinamentos afro-brasileiros para as crianças e adolescentes [dentro do Seminário Temático I: Ciência, Teoria, Método e Criatividade nas Pesquisas em Educação com base do segundo capítulo: O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual do livro Pesquisa Social: Teoria Método e Criatividade (DESLANDES, 2016). Assim, foi definido a problemática: como discutir as várias possibilidades de analisar informações e construir reflexões e categorias de estudos a partir dos projetos de pesquisa. Para a realização dessa atividade foi realizada uma revisão bibliográfica do referido livro em seguida foi realizado o estudo do projeto de pesquisa e por fim realizada uma análise comparativa entre o mesmo e as implicações da autora do capítulo II, a professora Suely Deslandes (2016). A partir dessa análise foram realizadas algumas alterações no projeto como o tema, os objetivos. Houve também a inserção da hipótese e também do orçamento e ao fim, foi definida a amostragem e o percurso metodológico. A partir das análises realizadas foi possível perceber que o projeto de pesquisa é fundamental para o ingresso no mestrado, entretanto este não é um objeto finalizado, pois carece sempre de análises acerca de sua construção para viabilizar uma melhor investigação do pesquisador. 

  • Palavras-chave
  • Projeto de Pesquisa, Mestrado em Educação, Pedagogia de Terreiro.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes