OS JOGOS LÚDICOS E PEDAGÓGICOS ENQUANTO PRÁTICAS INERENTES AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Daniele Costa Pinho
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Josué Antunes de Macêdo
Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Palavras-chave: Matemática. Jogos. Lúdicos. Ensino. Aprendizagem.
Resumo Simples
A Matemática enquanto disciplina escolar prioriza o raciocínio lógico dos discentes. Contudo o processo de aprendizagem pautado somente através de livros didáticos, quadro e giz e exposição dialogada do professor, pode deixar essa disciplina complexa, principalmente para os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. A introdução de jogos nas aulas de Matemática torna o ensino mais dinâmico e prazeroso, criando um ambiente atrativo e estimulante, levando os alunos a se posicionarem para a resolutividade Matemática por meio do emprego das brincadeiras em sala de aula. A partir da aplicabilidade lúdica torna-se mais fácil a execução dos exercícios com operações matemáticas básicas, promoção do raciocínio lógico, além da socialização e motivação para a aprendizagem de tal disciplina. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo é analisar a importância da inserção das atividades lúdicas pedagógicas nas aulas de Matemática nas séries iniciais, uma vez que pode oportunizar uma aprendizagem dinâmica e qualitativa. O recurso metodológico utilizado para responder o objetivo proposto está pautado em referenciais bibliográficos de autores, que discutem sobre a aprendizagem da Matemática por meio da intervenção lúdica pedagógica, além da prática docente concebida, vivida e experenciada em sala de aula, dentre os quais podemos destacar Demo (1993), Friedmann (1996), por meio de observação participante e aplicação de questionários junto aos professores, para compreender frente aos recursos empregados em sala de aula. O emprego dos jogos é um intenso aliado para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos, além de ser ferramenta pedagógica valiosa, facilita a compreensão, desenvolvendo as capacidades e habilidades dos discentes dentro de uma proposta permissível e contributiva para a aprendizagem. Nesse prisma, dentro de um trabalho conjunto, todos são beneficiados através da inserção dessa estratégia, o docente torna as suas aulas mais dinâmicas e produtivas e os discentes articulam a aprendizagem aos jogos, proporcionando assim, o interesse legítimo pela Matemática. Espera-se que os alunos tenham interesse pela Matemática através do uso dos jogos, tornando a aprendizagem dessa disciplina significativa e satisfatória.
Referências
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 1993.
FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender- o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.