Entende-se como materiais curriculares os recursos disponibilizados aos professores — sejam eles apostilas, livros didáticos, cadernos de atividades — que servem de apoio para as situações de aprendizagem. Consideramos que, na utilização destes materiais, os professores podem captar as informações contidas neles ao mobilizar seu conhecimento profissional, suas crenças e objetivos, constituindo-se como agência para perceber affordances. Na formação inicial, o professor desenvolve vários conhecimentos, mas nem todos estão relacionados ao ofício de ensinar. Ao falarmos do conhecimento do professor que ensina Matemática, pode-se considerar variadas conceituações, algumas delas com base nos estudos de Débora Ball e seus colaboradores (BALL, THAMES e PHELPS, 2008), que propõem o modelo Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT), com o intuito de identificar os conhecimentos necessários que os professores precisam desenvolver para educar matematicamente. Mediante essas categorias, o objetivo que norteia a investigação aqui apresentada é discutir a relação professor-materiais curriculares e o conhecimento profissional docente sobre as estratégias de cálculo, considerando os Anos Iniciais como contexto das práticas de ensino. A questão Quais são os conhecimentos que os professores precisam desenvolver/mobilizar para desenvolver o currículo de Matemática e oportunizar situações de aprendizagem relativas às estratégias de cálculo sintetiza o problema no qual a pesquisa se insere. Para o desenvolvimento da pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso, serão considerados os estudos de Ball, Thames e Phelps (2008), Brown (2009), Remillard e Kim (2017) e Januario (2020) para nortear a análise de dados que serão coletados por meio de observação de um grupo de professoras que ensina Matemática nos Anos Iniciais ao se relacionar com materiais curriculares para planejar aulas de estratégias de cálculo. Com a pesquisa, buscamos investigar como os recursos dos materiais, e quais deles, colaboram para as aprendizagens das professoras e para a sua capacidade de design pedagógico. O referencial teórico refere-se aos materiais curriculares como ferramentas que oportunizam aos professores aprender sobre a Matemática e seu ensino, ao ler e interpretar orientações de ensino e avaliar e selecionar atividades.