Continuidade e ou Descontinuidade da Educação Escolar dos educandos que cumpriram Medida Socioeducativa de Internação em Montes Claros (2016 a 2019)

  • Autor
  • Hugo Barbosa de Paulo
  • Resumo
  • O presente estudo histórico propõe analisar o processo de continuidade ou descontinuidade da Educação Escolar para os adolescentes e jovens que cumpriram Medida Socioeducativa de Internação em Montes Claros (2016 a 2019). Busca-se problematizar se os alunos que estudaram na Escola Estadual que funciona no interior da Unidade Socioeducativa, continuaram os estudos em instituição de ensino regular, após o desligamento da medida de internação, ou se, ainda reincidiram, ou foram matriculados em instituição educacional prisional. Para tanto, propõe-se fazer uma pesquisa histórica, através de um levantamento documental e dados do SIMADE (verificar escola de transferência) e fontes da Escola (2016 a 2019), devidamente fundamentada pela pesquisa bibliográfica. Desse modo, acredita-se que a pesquisa trará grande contribuição educacional e social a fim de apontar se a Educação Escolar proporcionada na medida de internação permite ao educando estabelecer vínculo com a escola.

  • Palavras-chave
  • Educação Escolar, Medida Socioeducativa, Adolescente e Jovem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes