Nas décadas de 1980 e 1990 o construtivismo se propagou no Brasil e a teoria da psicogênese da língua escrita ganhou força no campo da alfabetização. A partir destes discursos os materiais didáticos passaram por um processo de reelaboração, uma vez que as antigas cartilhas se tornaram alvo de fortes críticas. Diante deste cenário, foi feito um levantamento e análise dos livros de alfabetização que circularam no Mato Grosso do Sul no início década de 1990. O objetivo que orientou este estudo foi o de compreender como o discurso construtivista passa a se estabelecer como verdade a partir dos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas no Mato Grosso do Sul a partir da década de 1990. O referencial teórico deste estudo foi pautado no Campo dos Estudos Culturais e da alfabetização, tendo como principais autores: (FERREIRO; TEBEROSKY, 1985), (HALL, 1997), (SILVA, 1999), (MORTATTI, 2000), (TRINDADE, 2007), (SILVA, 2012) e (TRINDADE; MELLO; SILVA, 2015). Como aporte teórico, os Estudos Culturais possibilitaram a reflexão em relação aos dados observados e permitiram formular conclusões sobre os resultados alcançados. A metodologia utilizada na investigação consistiu numa pesquisa qualitativa de cunho documental, onde foram analisados os livros: “Eu vou construindo” (SCHINOR,1989); “ Alfabetização e Parceria” (ARAÚJO,M. et al, 1996); “ Mundo Mágico” ( MORAES,1991) e “Alegria do Saber” (PASSOS,1988).Após análise do material foi possível identificar os significados, as representações e os discursos que pautaram a alfabetização no período analisado, sendo que muitos deles se consolidaram e se perpetuam até os dias de hoje no fazer docentes das classes de alfabetização. Como resultados parciais pode-se dizer que os livros analisados, denominados pelo campo de artefatos culturais, auxiliaram na implementação e disseminação da teoria construtivista e psicogenética da língua escrita, influenciando docentes que deixaram de utilizar os antigos métodos de alfabetização e passaram a pautar suas práticas pedagógicas dentro desse novo discurso pedagógico.