Os conhecimentos matemáticos adquiridos durante os primeiros anos da educação de uma criança podem ser considerados como a Alfabetização Matemática, qualquer fase não vivenciada ou conhecimento não desenvolvido pode deixar marcas que só serão identificadas depois de algum tempo, podendo ser prejudicial ao processo de alfabetização. É relevante apresentar a BNCC e algumas reflexões sobre os objetos de conhecimento que influenciam diretamente nos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica. Os conteúdos apresentados são organizados visando muitas possibilidades de aparelhamento do conhecimento escolar em unidades temáticas, e cada unidade temática contempla um leque de objetos de conhecimento. O estudo da Educação Matemática, está centrado na prática pedagógica, de forma a envolver-se com as relações entre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento matemático, portanto é necessário que o processo pedagógico em Matemática, contribua para que o estudante tenha condições de constatar regularidades matemáticas, generalizações e apropriação de linguagem adequada para descrever, interpretar fenômenos matemáticos e de outras áreas do conhecimento. É preciso que se almeje um ensino que possibilite ao estudante análises, discussões, conjecturas, apropriações de conceitos e formulações de ideias. O estudante ao se apropriar dos conhecimentos matemáticos será capaz de agir com autonomia nas suas relações sociais, tornando-se mais crítico e consciente de sua cidadania. A Matemática tem como objetivo, desenvolver a capacidade de julgamento e o hábito de concisão e rigor; adquirir conhecimentos básicos, a fim de possibilitar sua integração na sociedade em que vive, desenvolver a partir de suas experiências, um conhecimento organizado que proporcione a construção de seu aprendizado; sendo assim construindo uma imagem da Matemática como algo agradável e prazeroso, desmistificando o mito da “genialidade”. Nesse caso, o encaminhamento metodológico do ensino de Matemática pode construir uma articulação entre os Conteúdos Estruturantes e com os Conteúdos Específicos. Portanto é necessário que o pedagogo tenha o domínio sobre o que será trabalhado, já que a Matemática precisa causar nos alunos descobertas, e o professor é o mediador dos questionamentos e das investigações. Desta forma, a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem muita importância, ela desenvolve o pensamento lógico que é base das séries seguintes, pois os princípios básicos da disciplina que utilizaremos adiante são aprendidos nos primeiros anos.