O USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DO SEMINÁRIO

  • Autor
  • Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza
  • Co-autores
  • Ana Clara Soares dos Santos
  • Resumo
  • O USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DO SEMINÁRIO

     

    Autoras:

    Ana Clara Soares dos Santos

    Mestranda em Educação pelo programa PPGE da UNIMONTES

    anaclara.sstos@gmail.com

    Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza

    Mestranda em Educação pelo programa PPGE da UNIMONTES

    sanguinetewanise@gmail.com

    Coautora:

    Francely Aparecida dos Santos

    Professora Doutora do PPGE/Unimontes

                           francely.santos@unimontes.br  

    Resumo 

    Este relato de experiência tem por objetivo apresentar a experiência e os aprendizados proporcionados nas atividades do “Seminário Temático I: Ciência, Teoria, Método e Criatividade nas Pesquisas em Educação”, do livro de autoria de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi (2003). As atividades foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2022, na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para esta ação, os grupos de trabalhos utilizaram diversas tecnologias para o desenvolvimento das atividades, sendo esses recursos imprescindíveis para a concretização do seminário e atendeu ao formato remoto, modelo no qual as aulas estão sendo ministradas, que possibilitou a aplicação com dinamismo nas atividades previstas. Com isso, foi possível estabelecer uma rede de aprendizado em grupo, com performances mais convergentes para o uso das tecnologias digitais. Ainda, as tecnologias digitais foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho proposto, visto que nos serviram de instrumento didático, com a possibilidade de utilizá-las como recurso metodológico, pois aguçou nos mestrandos a criatividade, promovendo apresentações bastante dinâmicas, além de possibilitar alcançar os objetivos do seminário. A experiência vivenciada poderá contribuir com reflexões acerca do uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e na formação docente, devido às várias possibilidades do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

    Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Seminário Temático, Relato de experiência.

  • Palavras-chave
  • Tecnologias Digitais, Seminário Temático, Relato de experiência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e práticas docentes
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes