O USO DE TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DO SEMINÁRIO
Autoras:
Ana Clara Soares dos Santos
Mestranda em Educação pelo programa PPGE da UNIMONTES
anaclara.sstos@gmail.com
Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza
Mestranda em Educação pelo programa PPGE da UNIMONTES
sanguinetewanise@gmail.com
Coautora:
Francely Aparecida dos Santos
Professora Doutora do PPGE/Unimontes
francely.santos@unimontes.br
Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar a experiência e os aprendizados proporcionados nas atividades do “Seminário Temático I: Ciência, Teoria, Método e Criatividade nas Pesquisas em Educação”, do livro de autoria de Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi (2003). As atividades foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2022, na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Para esta ação, os grupos de trabalhos utilizaram diversas tecnologias para o desenvolvimento das atividades, sendo esses recursos imprescindíveis para a concretização do seminário e atendeu ao formato remoto, modelo no qual as aulas estão sendo ministradas, que possibilitou a aplicação com dinamismo nas atividades previstas. Com isso, foi possível estabelecer uma rede de aprendizado em grupo, com performances mais convergentes para o uso das tecnologias digitais. Ainda, as tecnologias digitais foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho proposto, visto que nos serviram de instrumento didático, com a possibilidade de utilizá-las como recurso metodológico, pois aguçou nos mestrandos a criatividade, promovendo apresentações bastante dinâmicas, além de possibilitar alcançar os objetivos do seminário. A experiência vivenciada poderá contribuir com reflexões acerca do uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e na formação docente, devido às várias possibilidades do uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais, Seminário Temático, Relato de experiência.