EDUCAÇÃO E BENS CULTURAIS: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR DE LUGARES DA CIDADE

  • Autor
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis
  • Co-autores
  • João Olímpio Soares dos Reis , Jordana da Conceição Dias , Rayane Otília Zuba de Oliveira , Samuel Damaso Garcia , Thais Francine Alves Silva
  • Resumo
  • Ensinar e aprender sobre patrimônio cultural constitui possibilidades de “ocupação” da cidade. Os lugares, na sua diversidade, abrangem dimensões como a cultural, religiosa, econômica, social, política, etc. Esse estudo procurou compreender um espaço religioso de Montes Claros, Minas Gerais, visando revelá-lo como de “todos”, a partir das reflexões analíticas, aliando História, Pedagogia, Arquitetura e Geografia. Essa pesquisa é relevante, sobretudo para a Educação, contemplando o processo ensino e aprendizagem através de um bem histórico, a Catedral Nossa Senhora Aparecida. A pesquisa se insere no Grupo de Trabalho “A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil” e apresentou várias indagações, as quais perpassaram a análise mostrando a prevalência de um grupo com poder econômico, político e prestígio social, demarcando presença nesse lugar. Contudo, constatou-se a presença, também, de moradores da periferia em momentos, sobretudo de celebrações/missas e adorações.

  • Palavras-chave
  • Educação. Patrimônio Cultural. Leitura Interdisciplinar. Ensinar e Aprender. Lugares da Cidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes