EDUCAÇÃO E HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES NEGRAS: ESCUTAS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM ESCOLAS DE MONTES CLAROS/MG NOS TEMPOS DO COVID-19

  • Autor
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis
  • Co-autores
  • Wenceslau Gonçalves Neto
  • Resumo
  • Em 2020, um novo cenário se apresentou a humanidade motivada pela pandemia do Coronavirus. Uma realidade impactante em várias dimensões, contudo, revelando novos desafios para o campo educacional. Com essa situação impactante, a pesquisa objetiva estudar como a desigualdade social, racial e de gênero concebeu experiências educacionais, abarcando as mulheres negras durante a pandemia do Covid-19 em escolas públicas em Montes Claros, Minas Gerais. Nessa perspectiva, recorremos a uma nova fonte, metodologia e técnica de pesquisa, a História Oral. A condensação desse objeto de estudo alimentou-se dos elementos encontrados em pesquisas desenvolvidas como professora/pesquisadora na Unimontes Funorte, grupos de pesquisa; orientações de Iniciação Científica, graduação e pós graduação lato sensu e stricto sensu; e disciplinas ministradas nos cursos de graduações de História e Direito, entre elas, Direitos Humanos e Questões Étnico-Racial e História da África. 

  • Palavras-chave
  • Educação. Histórias de Vida. Relações Étnico-raciais. Escolas Montesclarenses
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Relações Étnico-raciais
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes