OS SABERES E AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS.

  • Autor
  • Cíntia Santos de jesus vilas boas
  • Co-autores
  • Cláudia Aparecida Machado
  • Resumo
  •  

     

     

    OS SABERES E AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS.

     

    Cintia Santos De Jesus Vilas Boas

    Acadêmica 7º período de pedagogia- Universidade Estadual de Montes Claros  

    cntivilasboas@gmail.com

    Cláudia Aparecida Machado

    Professora  Doutora da Universidade Estadual de Montes Claros

    claudia.machado@unimontes.br

     

    Palavras-chave: Alfabetização. Professoras. Práticas e Saberes.

     

    Resumo Simples

     

    Tendo em vista que os saberes e práticas docentes influenciam diretamente na aprendizagem da leitura e escrita dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental 1 e que os resultados alcançados ainda são insuficientes, este trabalho, pesquisa-se: Os saberes e as práticas das professoras alfabetizadoras de uma escola pública na cidade de Montes Claros- Minas Gerais. Quais as características das atividades no processo de alfabetização dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Estadual Francisco Sá de Montes Claros- Minas Gerais? Para tanto, é necessário compreender os saberes e práticas das professoras na primeira etapa dos Anos Iniciais, bem como conceituar o tema Alfabetização, e citar as principais práticas que contribuem como eixo facilitador no processo de alfabetização. Para o desenvolvimento da pesquisa realizaremos uma pesquisa de natureza qualitativa. A coleta de informações será realizada através da observação e análise documental (cadernos dos alunos; atividades e recursos didáticos). A pesquisa será fundamentada nos trabalhos de Soares (2020) Moraes (2019); Ferreiro e Teberosk (2001).

     

    Referências

     

    FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

     

    MORAIS, Artur Gomes de. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo da alfabetização/ Artur Gomes de Morais. – 1.ed.; 2. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

     

    SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

     

     

  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: Alfabetização. Professoras. Práticas e Saberes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização e Letramento
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes