Este trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento intitulada ‘‘Os silenciamentos das vozes étnicorraciais na escola’’, que é desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que integra a linha de pesquisa de Formação de Professores. O racismo no Brasil deixa evidente as desigualdades entre esses grupos: brancos e negros. A abolição libertou os corpos, mas não viabilizou condições dignas de vida, de forma que estes foram deixados a mercê de sua própria sorte. Como justificativa para a realização da pesquisa, destaca-se a necessidade de tratar dessa temática tão cara a nossa sociedade uma vez que o racismo ainda está presente na sociedade, iclusive nos espaços escolares. Dessa forma o presente artigo tem por objetivo apresentar as concepções de racismo, preconceito e discriminação e sua relação com as desigualdades sociais bem como sobre as implicações do racismo na educação. Com abordagem qualitativa, este trabalho se fundamenta numa revisão bibliográfica sobre a temática, em estudos de autores como Florestan Fernandes (2006), Nilma Lino Gomes (2005;2007;2010), Antônio Sérgio Guimarães (2008), Kabenguele Munanga (2006;2015;2020) dentre outros.
Referências
GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: EDUCAÇÃO Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília, DF: MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005.
GUIMARÂES, Antônio Sérgio Alfredo. Preconceito racial: modos e temas e tempos. São Paulo: Cortez, 2008
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à pesquisa de São Paulo: Editora 34, 1999.
MUNANGA,Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje?. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo. n. 62, p. 20–31, dez. 2015.
MUNANGA, Kabengele; GOMES Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. Coleção para entender, São Paulo: Global, 2006.