A formação integral no campo da educação é a base de um conceito que visa ao desenvolvimento intelectual, cultural, tecnológico e para o mundo do trabalho (BRASIL, 2012). Diante disso, é impossível abordar a formação integral sem considerar a relevância da vida em sociedade, tendo em vista a carência de formar cidadãos críticos e atuantes nos espaços das mais variadas esferas sociais (TEIXEIRA, 2009; ARROYO, 2012; RIBEIRO, 1986; MOLL et al., 2012). Nessa direção, compreende-se que uma das formas de promover o desenvolvimento das múltiplas dimensões tão importantes para o percurso formativo dos estudantes está nas práticas de letramento, vistas aqui como plurais, abrangentes e inseridas no desenvolvimento geral de habilidades, compreensões, reflexões e práxis relacionadas à fala, à leitura e à escrita, situadas nos mais variados contextos sociais (MARCUSCHI, 2010; SOARES, 2004). Com base nessas concepções, salienta-se o seguinte problema de pesquisa: como os aspectos relacionados às práticas de letramento na disciplina de Língua Portuguesa podem contribuir para a formação integral de estudantes do ensino médio? A partir disso, este trabalho objetiva discutir os aspectos articulados à prática de letramento sob a perspectiva da formação integral, mediante uma proposta didática voltada ao ensino de língua portuguesa. Cabe destacar que a referida proposta vem sendo aplicada com estudantes formandos da turma de 2022, matriculados no ensino médio da Escola Estadual Estelita Tapajós, situada na cidade de Manaus, Amazonas. Assim, busca-se na abordagem qualitativa o sustento metodológico para nortear o estudo, tendo a pesquisa-ação como forma de compreender os fenômenos e intervir nas problemáticas identificadas (SEVERINO, 2012). A pesquisa se justifica pela relevância da própria temática, que abarca os conceitos de formação integral e letramento na educação básica, bem como pela necessidade de a escola estudada fomentar práticas de ensino e aprendizagem que estimulem a omnilateralidade dos educandos. Nesse sentindo, os resultados iniciais demonstram que a promoção de atividades de letramento integradas e direcionadas ao desenvolvimento intelectual, cultural, tecnológico e para o mundo do trabalho contribuem com uma formação mais significativa, ampla e que estimula o protagonismo do estudante em suas práticas.