BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E EXERCÍCIO INTERDISCIPLINAR

  • Autor
  • Rayane Otilia Zuba de Oliveira
  • Co-autores
  • João Olímpio Soares dos Reis , Carlos Alberto Siqueira Alexandre , Filomena Luciene Cordeiro Reis , Rita Tavares de Mello , Roseli Aparecida Damaso Messias Garcia
  • Resumo
  • O projeto “Educação, Patrimônio Cultural e Tecnologia: Memórias e Histórias do Norte de Minas Gerais Voltadas Para os Bens Culturais” propõe a relação entre educação, patrimônio, cultura e identidade por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A pesquisa obejtiva pensar articulações a partir da educação patrimonial, pautando proposições da BNCC e LDB. Os procedimentos adotados constituiram de leituras bibliográficas acerca da temática realizadas em grupo de estudo com a finalidade de construir narrativas no campo da História e Pedagogia. A pesquisa se insere no Grupo de Trabalho “A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil”, mostrando as possibilidades temáticas para análise, nesse caso, a prática interdisciplinar por meio das propostas da BNCC e LDB. Os resultados se apresentam com análises e problematizações sobre o assunto.

  • Palavras-chave
  • Base Nacional Comum Curricular; Lei de Diretrizes e Base; Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Exercício Interdisciplinar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
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  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
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  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
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  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
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  • Saberes e práticas docentes
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