Resumo Simples
Com a pandemia provocada pelo vírus da COVID-19, a educação escolar precisou ser adaptada a novos meios de ensino e o processo que antes acontecia no ambiente escolar passou a realizar-se pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), estratégia metodológica de ensino que está requerendo novos conhecimentos, adaptações e habilidades de alunos e professores. Contudo, se observam certas dificuldades dos professores ao ministrarem as aulas remotas, que exigem ideias inovadoras, adaptação do manuseio das tecnologias e a construção de estratégias síncronas e assíncronas, mantendo o interesse dos alunos pelos conteúdos e atividades (ALFARO; CLESAR; GIRAFFA, 2020). Pelas suas particularidades, o processo de alfabetização ganhou novos desafios, como o de manter a ludicidade no desenvolvimento da proposta pedagógica. O trabalho lúdico desenvolve a criatividade, colabora com a simbolização, oportuniza ao aluno a expressão das suas emoções e suas experiências, despertando o interesse sobre os conteúdos estudados, lembrando que o estímulo e a motivação incentivam o aprender (LUCKESI, 2014). Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a ludicidade foi trabalhada no processo de alfabetização, durante o ERE. Para tanto, discute a organização metodológica do processo de alfabetização; reflete sobre a importância da ludicidade nesse processo; apreende o Ensino Remoto Emergencial e examina as estratégias pedagógicas utilizadas pelos alfabetizadores para desenvolver aulas remotas. Os procedimentos metodológicos são a revisão de literatura em livros e artigos sobre os temas abordados e o estudo de campo, com aplicação de questionários a professores alfabetizadores, que atuaram no 1° ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Pirapora/MG, nos anos de 2020 e 2021. A abordagem dos dados será qualitativa (PRODANOV; FREITAS, 2013). Em sendo uma pesquisa de trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia, em fase inicial, ainda não há resultados a serem apresentados.
Referências
LUKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.
ALFARO, Lisandra da Trindade; CLESAR, Caroline Tavares de Souz; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS, Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 7-21, set./dez. 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Porto Alegre: FEEVALE, 2013.