EDUCAÇÃO E LUGARES DE MEMÓRIAS: APRENDER E ENSINAR COM DOCUMENTOS BIBLIOGRÁFICOS

  • Autor
  • João Olímpio Soares dos Reis
  • Co-autores
  • Filomena Luciene Cordeiro Reis , Any Cecília Rodrigues Dias , Cíntia Aparecida Amaral da Silva , Mônica de Araújo Ferreira , Pedro Ito Veloso Mendes
  • Resumo
  • A Unimontes é uma Universidade comprometida com o desenvolvimento social, econômico e cultural de Montes Claros com presença marcante em sua área de abrangência. Ela oferece cursos de graduação, pós-graduação e Educação à distância, com alunos distribuídos no Campus de Montes Claros e em outras cidades da região. Um dos órgãos de documentação importante dessa Instituição é a Diretoria de Biblioteca Universitária, uma Unidade Administrativa de Apoio, diretamente subordinada à Reitoria, responsável pelos serviços técnicos biblioteconômicos, administrativos e de informática do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Unimontes. Esse estudo analisou a Biblioteca da Unimontes como um espaço do exercício do ensinar e aprender, bem como patrimônio cultural de Montes Claros, MG. A pesquisa se insere no Grupo de Trabalho “A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil”, mostrando as possibilidades temáticas para análise, nesse caso, lugares de memórias. Para tanto, utilizou-se procedimentos como visitas, observação, registro, exploração e apropriação.

  • Palavras-chave
  • Educação. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Lugares de Memórias. Unimontes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes