A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PERÍODO PANDÊMICO NA ESCOLA MUNICIPAL NEIDE MELO FRANCO

  • Autor
  • Felipe Maurício Pereira de Jesus
  • Co-autores
  • Brenda Soares Ribeiro , Vanessa Tamires Rodrigues Rocha , Adalto Fiúza de Oliveira Silva Junior
  • Resumo
  • A prática para formação profissional do docente, sem dúvidas é essencial para a aprendizagem qualificada dos futuros docentes do ensino básico brasileiro, aonde o Programa Residência Pedagógica contribui para a condução e formação dos discentes do Curso de Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).O sistema educacional sofreu grandes alterações, após o isolamento social  levando aos educadores de diversas modalidades a se adaptarem instantemente de aulas presenciais que estavam acostumados, para plataformas online com o emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) sem o mínimo de preparação dos professores que adaptaram ao contexto de maneira emergencial. Juntamente com inexistência de infraestrutura das redes públicas para o apoio ao docente para a utilização eficaz, produtiva e conclusiva das tecnologias, conforme CAMARGO E BACICH,(2018). Em 2021 participamos de diversas atividades no subprojeto de Geografia, do Residência Pedagógica, estendendo em três módulos com realização na Escola Municipal Neide Melo Franco no período pandêmico em virtude do contágio global da COVID-19, com prosseguimento das atividades escolares remotamente, com a utilização de recursos audiovisuais, na tentativa de aproximar o aluno do professor, semanalmente reuníamos com os alunos, com auxílio da perceptora através do meio de comunicação do WhatsApp para avisos e aplicação de atividades e no Google Meet para interação e explicação do conteúdo. O ensino remoto não presencial, se mostrou a única alternativa para instituições públicas ou privadas de ensino, com o destaque pela dificuldade de todos os envolvidos na educação neste processo. No entanto as atividades do RP, apresentou um importante engajamento para o contato social com os alunos, mesmo que tenha acontecido de maneira remota, com acúmulo de problemas ocasionados pela ausência recursos tecnológicos e inexperiência da escola para adequação de seus discentes e docentes no ensino remoto, não presencial. 

  • Palavras-chave
  • : Recursos audiovisuais; Residência Pedagógica; Geografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Tecnologias
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  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
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  • Saberes e práticas docentes
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