O ENSINO DA MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Cláudia Emanuelle Santos
  • Co-autores
  • Natália de Souza Vieira , Vivian Fiúza Oliveira Silva
  • Resumo
  •  

    Este resumo visa relatar dificuldades no ensino de Matemática encontradas por alunos e professores dos anos iniciais no período de pandemia. Para a análise, foram lidos dois artigos científicos de interesse para a disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ministrada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros. No início de 2020, a humanidade vivenciou o surgimento do novo coronavírus – COVID 19 –, que perdura até os dias atuais, porém amenizado após o uso de vacinas. A sociedade precisou se adequar a grandes mudanças em pouco tempo, alterando os hábitos de todos. Em meio ao lockdown, o sistema educacional, precisou adotar o ensino remoto, dificultando o processo de ensino aprendizagem. Diante do exposto, a pesquisa objetiva investigar os desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos da rede pública durante a pandemia. Por um lado, percebeu-se que a educação pode se aliar à tecnologia em favor dos alunos. Por outro, os problemas relacionados à falta de acesso aos meios tecnológicos ficaram mais visíveis. Além disso, notou-se a falta de acessibilidade dos alunos, a defasagem na sua formação para a utilização desses recursos e para o planejamento de atividades nos ambientes virtuais. “No entanto, salienta-se o fato de não ser o recurso que proporcionará a aprendizagem, mas a ação pedagógica frente a essas possibilidades (FLORES; PESCADOR, 2013)”. Através da coleta de informações de artigos, observou-se que a educação precisou reinventar o processo de ensino-aprendizagem e que foi desafiador para todos da escola pública essa busca de práticas inovadoras. Com a amenização da pandemia, a escola ainda encontra dificuldades no ensino, principalmente na Matemática, porque os alunos voltaram confusos em relação às matérias e conteúdos aplicados. Por isso, o processo de readaptação da comunidade escolar pós pandemia será lento e apresentará muitos desafios. Por fim, como consequência da pandemia, os alunos, professores e profissionais da educação tiveram que fazer suas atividades em casa tentando diminuir as perdas geradas no período, utilizando ferramentas tecnológicas que permitiram aulas mais produtivas na modalidade remota. Foram muitas as dificuldades enfrentadas, a maioria das pessoas envolvidas na comunidade escolar desconheciam essas ferramentas no início da pandemia e, com o decorrer do tempo, elas se tornaram importantíssimas para o aprendizado e ensino remoto.

  • Palavras-chave
  • Pandemia, Ensino de Matemática, Escola pública
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes