EDUCAÇÃO FÍSICA E ZONA RURAL - UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

  • Autor
  • DEBORA INGRID RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Co-autores
  • CARLA CHAGAS RAMALHO
  • Resumo
  •  

    Nesse trabalho, observaremos como habitualmente as particularidades na zona rural se sobressaem em estudos acadêmicos através de uma análise quantitativa. Segundo Castro e Pereira (2021) um possível fator que difere as instituições de ensino é as diferenças significativas entre as escolas rurais e urbanas, tanto a qualidade de ensino quanto o acesso a ele não são uniformes. Outra diferença apontada pelo autor e pela autora, diz respeito a políticas públicas específicas para a escola do campo. Nos últimos vinte anos foram implementadas algumas políticas publicas para o meio rural, contudo, as escolas rurais sofrem de uma precariedade maior que as escolas urbanas. È necessário que a infraestrutura e ensino seja voltado especificamente para esse meio e suas particularidades (CASTRO; PEREIRA, 2021). Com o intuito de investigarmos os trabalhos nas escolas do campo com a Educação Física, este estudo tem como objetivo analisar como a educação nas zonas rurais tem se relacionado com a Educação Física através de pesquisas acadêmicas. Para isso, iremos identificar a importância da Educação Física escolar na zona rural através de pesquisas acadêmicas na área nos últimos 10 anos. Logo, faremos um mapeamento bibliográfico através de três plataformas Scielo, Google Acadêmico e Periódicos Capes. Na investigação, utilizaremos como palavras chaves: “educação física”, “escola”, “zona rural” e “escola do campo”.  Consideramos pertinente utilizarmos esse instrumento para a investigação, pois as pesquisas bibliográficas têm como objetivo desenvolver, esclarecer e modificar idéias e conceitos, a fim de formular problemas ou hipóteses pesquisáveis são pesquisas que envolvem levantamento documental e bibliográfico, estudos de caso e entrevistas não padronizadas (GIL, 2008). De acordo com o Censo de 2018 o Brasil tem mais de 57 mil escolas em zona rural, com mais de 5 milhões e 400 mil alunas(os), o que demonstra q há uma gama de braileiros(as) que necessitam de aparato e estudo para terem um local de estudo adequado a sua realidade (BRASIL, 2019). Assim, este estudo busca retratar a realidade investigativa sobre essa temática, para vermos se continua escassa como a pesquisa de Dias e Junior (2015) apontou ha quase 10 anos. Dessa forma, retratar como os campos científicos tem olhando para este campo de investigação rico e particular da zona rural.

     

  • Palavras-chave
  • Zona rural; Educação Física; Trabalhos acadêmicos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação do Campo
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes