POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS
Lidiane Rodrigues Brito
Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
rodriguesbritolidiane@gmail.com
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
maria.ribeiro@unimontes.br
Palavras-chave: Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.
Resumo Simples
As histórias são uma estratégia lúdica e pedagógica capaz de proporcionar o desenvolvimento de estudantes em diversos aspectos. Para fundamentar discussões acerca da contação de histórias para crianças ouvintes, encontramos uma vasta literatura. No entanto, quando passamos a investigar a contação de histórias no processo educativo de crianças surdas, há uma escassez de produções. Face a isso, surge a indagação: qual o potencial de contribuição da contação de história em Libras na educação de surdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Diante disso, este trabalho, ainda em andamento, objetiva explorar o potencial de contribuição da contação de histórias em Libras para a educação de estudantes surdos nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa selecionamos três vídeos de contação de histórias em Libras de diferentes canais do YouTube e fizemos a opção metodológica de explorar uma categoria em cada vídeo, sendo elas: i) desenvolvimento cognitivo; ii) linguístico e iii) cultural e identitário. Barbosa (2009), Papalia e Feldman (2013) e BNCC (2018), fundamentam as análises sobre o desenvolvimento cognitivo; Fernandes (2003), Stumpf e Linhares (2021) respaldam a análise sobre o desenvolvimento linguístico; Hall (2006), Strobel (2008) e Pokorski (2020) fundamentam a análise do desenvolvimento cultural e identitário. Relacionamos ainda as categorias de análise às ideias de Koch e Elias (2008) sobre os sistemas de conhecimento (conhecimento linguístico, enciclopédico ou conhecimento de mundo e interacional). Apesar de termos feito a opção metodológica de explorar uma perspectiva em cada vídeo, os resultados ainda que parciais, evidenciam que as histórias possibilitam a exploração de todas as categorias em todas as histórias ainda que umas estejam mais evidentes e outras menos evidentes. Os resultados apontam ainda, que ao assistir as histórias contadas em língua de sinais, as crianças entram em contato com aspectos linguísticos que ajudam na apropriação da língua e com informações que possibilitam o conhecimento de mundo e o desenvolvimento da cultura e identidade surda ainda que as intencionalidades por parte do professor contador das histórias não estejam postas. O presente estudo se inseri no Grupo de trabalho 5. Educação Inclusiva e, mesmo diante das contradições que permeiam a educação inclusiva em relação à educação de surdos (PRADO, 2017) a educação inclusiva é um espaço de reflexão sobre essas contradições, e desenvolvimento de ações para melhoria do processo ensino aprendizagem dos sujeitos surdos.