UMA PESQUISA LITERÁRIA DA REALIDADE: TORTO ARADO E A IMPORTANCIA DA PEDAGOGIA ENGAJADA.

  • Autor
  • Jônatas Lino Rodrigues.
  • Co-autores
  • Tiago Loyola Franco , Amanda Antônia de Oliveira Nogueira
  • Resumo
  •  

    Utilizando como objeto de pesquisa a obra literária “Torto Arado”, discutimos sobre os efeitos da pedagogia engajada e libertadora na formação do cidadão pleno. Sobre a importância desse modelo de cidadão para as lutas campesinas e manutenção dos direitos conquistados através de diversas lutas populares. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o papel da pedagogia engajada a partir do exemplo retratado no livro e, da realidade de várias comunidades brasileiras por todo o país. Por isso, utilizando o método bibliográfico, realizamos uma reflexão sobre a necessidade da pedagogia engajada, construtiva e libertária nos dias atuais. Analisamos a importância desse método educacional quando especialmente direcionado as minorias e as camadas populares, âmbito onde a  mesma deve cumprir o papel transformador a que se propõe, contribuindo na emancipação humana por meio da aquisição de conhecimento, auxiliando na formação de uma mente crítica e reflexiva, ferramenta necessária para a resistência, as lutas por direitos sociais, e principalmente na luta pela terra. É notável nos dias atuais, a despreocupação do governo vigente com a educação e proteção destas comunidades a que nos referimos. Portanto, sentimos a necessidade de observar essa realidade com a lupa da ficção que a literatura nos provem. Por último, nos debruçamos sobre como a educação freiriana pode auxiliar-nos e educar-nos sobre as lutas e dificuldades das comunidades que resistem ao avanço predatório de diversas ameaças, entre essas o garimpo ilegal e o latifúndio. Por último observamos como o pensamento crítico e libertador deve nos prover o conhecimento necessário para atuar politicamente na defesa das minorias retratadas no livro e, com a defesa dessas comunidades, encontrar caminhos para um Brasil mais justo.

     

  • Palavras-chave
  • Torto Arado, Pedagogia engajada, Camada Popular, Literatura.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
Voltar Download
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e a educação que queremos;
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Darcy Ribeiro e educação que queremos
  • A Educação nos 200 anos de (in)dependência do Brasil
  • Formação de Professores
  • Políticas Públicas, Gestão da Educação e Currículo
  • Educação Inclusiva
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Matemática
  • Educação e Tecnologias
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação do Campo
  • Relações Étnico-raciais
  • Articulações entre Educação Popular, Povos Tradicionais e as Pedagogias Decoloniais
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes
  • Saberes e práticas docentes