ANÁLISE DO EMENTÁRIO DE UM CURSO DE LETRAS: A SUBVALORIZAÇÃO DA PRÁTICA
Resumo: Este artigo focaliza a formação de professores de português, com análise do ementário de um curso de Licenciatura em Língua Portuguesa de uma universidade pública. Objetiva: conhecer como a relação entre os saberes teóricos e práticos se resolve textualmente, na descrição de cada disciplina; compreender em que medida o curso supera ou endossa a conhecida abordagem estanque e dicotômica entre teoria e prática. O estudo é quali-quantitativo e busca a ocorrência de lexias teórico-conceituais ou prático-operatórias. Como resultados, para Linguística e Literatura, as lexias prático-operatórias são quase nulas ou nulas, enquanto estão em grande proporção em Estágio Supervisionado, o que delineia uma fronteira nítida entre teoria e prática, nesse curso.
Palavras-chave: Professores de Língua Portuguesa, Letras Português, Teoria, Prática.
Introdução
Neste estudo, discute-se a formação de professores de português, com a análise do ementário de um curso de Licenciatura em Letras-Português de uma universidade pública mineira, para se compreender como os saberes teóricos da formação se articulam aos saberes da prática docente, no referido curso, refletindo sobre os saberes da formação docente e os da atuação profissional.
Justificativa e problema da pesquisa
A escolha do curso se deu pela sua representatividade para a formação de professores de português, em uma região com elevados índices de desigualdade social, em Minas Gerais. O curso é oferecido em cinco diferentes cidades, incluindo o campus-sede e quatro campi, totalizando cerca de 210 ingressantes, anualmente.
A escolha do ementário como unidade de análise baseia-se na necessidade de se conhecer o que se faz, efetivamente, em cada disciplina, mais do que apreender o modo como esse fazer é discursivizado.
O problema está no fato de que tal curso, de estrutura não flexível, subvaloriza a discussão da prática.
Objetivos da pesquisa
Conhecer como a relação entre os saberes teóricos e práticos se resolve textualmente, na descrição de cada disciplina; compreender em que medida o curso supera ou endossa a conhecida abordagem estanque e dicotômica entre teoria e prática.
Referencial teórico que fundamenta a pesquisa
Ancoramo-nos em Santos (2005; 2007), sobre ecologia de saberes, e na Linguística Cognitiva, com protótipos e categorização (ROSCH, 1978).
Além desses, em Souza (2001), na relação entre teoria e prática; na crítica de Tardif (2002) aos modelos formativos centrados na fragmentação do conhecimento e na dissociação entre o conhecer e o fazer; em Rodrigues e Hentz (2011), sobre as lógicas disciplinares fragmentadas e especializadas desses modelos.
Procedimentos metodológicos
Este estudo parte da: seleção de um curso de licenciatura em Letras-Português de uma universidade pública mineira; delimitação do ementário como unidade de análise representativa da referida relação; assunção de uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa; Linguística Cognitiva, ao se definirem lexias que pertencem à primeira ou à segunda categoria.
Análise dos dados e resultados finais da pesquisa
Nas ementas das 21 disciplinas de Linguística, há 6 ocorrências de lexias/nominalizações prático-operatórias (5,08%) e 112 lexias/nominalizações teórico-conceituais (94,92%).
Nas ementas das 14 disciplinas de Literatura, não há lexias e nominalizações prático-operatórias. Há 18 lexias e 24 nominalizações teórico-conceituais.
Nas ementas das 4 disciplinas de Estágio Supervisionado, há 8 lexias e 11 nominalizações teórico-conceituais (25,68%) e 33 lexias e 22 nominalizações prático-operatórias (74,32%).
Portanto, percebe-se que as ocorrências práticas foram: escassas, em Linguística; ausentes, em Literatura; majoritárias, em Estágio Supervisionado.
Relação do objeto de estudo com a pesquisa em Educação e Grupo de Trabalho do COPED
A relação com a Educação e com o Grupo de Trabalho 3 (Formação de Professores) está pautada na produção de debates em torno das questões educacionais, unindo socialmente interesses em comum no que diz respeito ao professor formador que se espera ter na gradução e ao professor que é necessário na Educação Básica.
Considerações finais
Foi possível perceber que o ementário do curso pesquisado reproduz um conhecido padrão epistemológico que polariza conhecimento teórico e conhecimento da prática docente, reduzindo o segundo a traços alocados, sobretudo, nas disciplinas de Estágio Supervisionado. Assim, a perspectiva não articulada caracteriza o curso como predominantemente teórico-conceitual, com resquícios bacharelescos.
Referências
RODRIGUES, Nara Caetano; HENTZ, Maria Izabel de Bortoli. Desafios da formação de professores de língua portuguesa: a relação entre os saberes disciplinares e os saberes da prática. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 55-73, jan./jun. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/index>. Acesso em: 14 jun. 2019.
ROSCH, Eleanor. Principles of categorization. In: ROSCH, Eleanor; LLOYD, Barbara (Eds.). Cognition and categorization. Hillsdale, NJ; NY: Lawrence Erlbaum, 1978, p. 27-48.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista crítica de ciências sociais, n. 78, p. 3-46, 2007. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?lang=pt.> Acesso em: 15 maio 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
SOUZA, Nadia Aparecida de. A relação teoria-prática na formação do educador. Semina: ciências sociais e humanas, v. 22, n. 1, p. 5-12, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.